Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8224

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Microbiologia Agrícola
Setor Departamento de Microbiologia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leandro Cardoso Ribeiro
Orientador MARIA CATARINA MEGUMI KASUYA
Outros membros Alan Emanuel Silva Cerqueira, Giarlã Cunha da Silva, Hilberty Lucas Nunes Correia, Isabelle Gonçalves de Oliveira Prado, Leandro Lopes da Silva, Paulo Prates Júnior, Tomás Gomes Reis Veloso
Título Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA): compartilhando experiências de ensino, pesquisa e extensão
Resumo O diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas tem grande importância para a Ciência e os espaços formais e informais de discussões permeiam o surgimento de ideias interessantes e úteis. É importante estimular a ampliação de ações e aprendizado, possibilitando à pró-atividade, troca de saberes e dialética entre razão e emoção, além de organizar e compartilhar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o objetivo de promover a integração dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA) e destes com a sociedade em geral, surgiu em abril de 2016 o Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O grupo é subdividido em coordenações e todos os membros são coordenadores, não existindo um único coordenador, para evitar a centralização e estimular o senso de cooperação e corresponsabilidade. Os professores do Departamento de Microbiologia (DMB) atuam como conselheiros, ao esclarecer dúvidas e indicar possibilidades. O Dragon Dreaming, que envolve o compartilhamento de ideias, tornou-se uma metodologia importante para a dinâmica do grupo, bem como os conceitos de Paulo Freire e Edgar Morin sobre conhecimento e respeito às diferenças, em uma perspectiva de autoformação e consciência de pertencimento ao grupo. Dentre as atividades desenvolvidas pelo NEMA destacam-se atividades voltadas para estudantes de pós-graduação como o “I Curso de Biossegurança do DMB” e os Ciclos de Discussões em “Bioinformática”, “Bioestatística” e “Redação Científica”, resultando em troca e construção de saberes. A realização dos Projetos “A importância da Microbiologia para a Agroecologia” com os estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) Puris, os dois cursos sobre “Biotecnologia do DNA e Segurança de Laboratório” para estudantes de graduação do Instituto Federal do ES (IFES) e o “Micro Cultural”, com atividades socioculturais, são indicativos de avanços na integração do DMB e PPGMBA e deste com a sociedade. Houve também a participação do NEMA no “III Simpósio Internacional de Microbiologia e Biotecnologia” (SIMB), com apoio administrativo, logístico e elaboração de materiais didáticos para os cursos “Mycorrhizas: concepts and applications” e “Denaturing Gradient Gel Electrophoresis – DGGE”. Realizou-se a “I Jornada de Verão em Microbiologia”, com estudantes de graduação internos e externos à UFV com total envolvimento dos pós-graduandos e professores do PPGMBA, ministrando cursos e palestras, permitindo assim divulgar projetos e pesquisas realizados no DMB. Dessa forma, a construção do NEMA possibilitou a integração e realização de ações internas e externas ao DMB, como a ampliação e conexão entre ensino, pesquisa e extensão. Essa iniciativa possibilitou ainda a aproximação do meio cientifico com a sociedade, favorecendo dessa forma a democratização do conhecimento e a motivação para mais iniciativas.
Palavras-chave Educação, Integração, Democratização do conhecimento
Forma de apresentação..... Painel
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