ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Física |
Setor | Departamento de Física |
Bolsa | CAPES |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Grégori Alexandre Gordiano |
Orientador | DANIEL RODRIGUES VENTURA |
Outros membros | Manoel Alves Salermo |
Título | A Utilização de Recursos Digitais na Física do Ensino Médio |
Resumo | Ensinar física no ensino médio sempre foi uma tarefa nada trivial, buscou-se com esta proposta uma metodologia que promova um conhecimento potencialmente significativo. Atualmente a maioria do estudante tem contato constante com as tecnologias e os métodos convencionais de ensino, não desperta o interesse da grande maioria destes. Visando um maior ganho de conhecimento, utilizamos associado a aulas experimentais simples a obtenção de vídeos de situações dinâmica e com o análise do vídeo em com o uso do software Tracker nos computadores portáteis pessoais e nos do laboratório de informática do COLUNI, analisamos as etapas dos experimentos e promovemos a discussão. Foram exploradas situações desde simples de movimento de um carrinho à pilha, filmada com a câmera de um celular, ou até mesmo o estudo de vídeos mais complexos, onde destas foram obtidas fotos estroboscópicas de quadros do evento. Com o foco na discussão e dificuldades dos estudantes, já detectadas em avaliações prévias, roteiros com questões direcionadas foram elaborados. Posteriormente, uma avaliação reflexiva dos mesmos foi realizada, afim de aprimorá-los. Durante a aplicação de cada atividade no laboratório de informática, cerca de 4 a 6 estudantes bolsistas, entre eles bolsistas de BIC Junior, bolsistas do PIBID e o estudante do Mestrado profissionalizante em Física auxiliavam os na execução. Nos primeiros roteiros haviam maior detalhamento do uso do software livre Tracker,com as ações comuns que o aluno deveriam sempre utilizar na vídeo análise. Assumiu-se a grande maioria dos estudantes já tenha uma noção prévia de informática. O tracker é capaz de realizar a marcação de posições sucessivas do movimento de objetos ou partes dele em intervalos de tempo determinados pelo usuário e limitados pela qualidade da filmagem. A partir deste registro é gerado uma tabela de dados com posições espaciais, velocidade e acelerações. Destes são criados os gráficos que podem ser analisados usando o próprio software que permite ajustes e obtenções das equações. Foi muito surpreendente o envolvimento dos estudantes, que criaram explicações para os fenômenos observados com base no conhecimento científico existente. O programa mostrou-se eficiente como instrumento experimental, uma vez que dados obtidos por diferentes grupos não são iguais e esta diferença é fruto da análise. Com os dados obtidos foi possível construir explicações para o observado fenômeno e comparar as equações obtidas com as dos livros didáticos e desta forma o aluno pode associar com o evento físico em si. Estas atividades refletiram positivamente no crescimento dos bolsistas envolvidos e no ganho de conhecimento dos estudantes da 1a série do COLUNI. |
Palavras-chave | Recursos digitais no ensino, Video análise, Ensino-de-Física |
Forma de apresentação..... | Oral |