Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8215

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física
Setor Departamento de Física
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Grégori Alexandre Gordiano
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros Manoel Alves Salermo
Título A Utilização de Recursos Digitais na Física do Ensino Médio
Resumo Ensinar física no ensino médio sempre foi uma tarefa nada trivial, buscou-se com esta proposta uma metodologia que promova um conhecimento potencialmente significativo. Atualmente a maioria do estudante tem contato constante com as tecnologias e os métodos convencionais de ensino, não desperta o interesse da grande maioria destes. Visando um maior ganho de conhecimento, utilizamos associado a aulas experimentais simples a obtenção de vídeos de situações dinâmica e com o análise do vídeo em com o uso do software Tracker nos computadores portáteis pessoais e nos do laboratório de informática do COLUNI, analisamos as etapas dos experimentos e promovemos a discussão.
Foram exploradas situações desde simples de movimento de um carrinho à pilha, filmada com a câmera de um celular, ou até mesmo o estudo de vídeos mais complexos, onde destas foram obtidas fotos estroboscópicas de quadros do evento.
Com o foco na discussão e dificuldades dos estudantes, já detectadas em avaliações prévias, roteiros com questões direcionadas foram elaborados. Posteriormente, uma avaliação reflexiva dos mesmos foi realizada, afim de aprimorá-los. Durante a aplicação de cada atividade no laboratório de informática, cerca de 4 a 6 estudantes bolsistas, entre eles bolsistas de BIC Junior, bolsistas do PIBID e o estudante do Mestrado profissionalizante em Física auxiliavam os na execução. Nos primeiros roteiros haviam maior detalhamento do uso do software livre Tracker,com as ações comuns que o aluno deveriam sempre utilizar na vídeo análise. Assumiu-se a grande maioria dos estudantes já tenha uma noção prévia de informática.
O tracker é capaz de realizar a marcação de posições sucessivas do movimento de objetos ou partes dele em intervalos de tempo determinados pelo usuário e limitados pela qualidade da filmagem. A partir deste registro é gerado uma tabela de dados com posições espaciais, velocidade e acelerações. Destes são criados os gráficos que podem ser analisados usando o próprio software que permite ajustes e obtenções das equações.
Foi muito surpreendente o envolvimento dos estudantes, que criaram explicações para os fenômenos observados com base no conhecimento científico existente. O programa mostrou-se eficiente como instrumento experimental, uma vez que dados obtidos por diferentes grupos não são iguais e esta diferença é fruto da análise. Com os dados obtidos foi possível construir explicações para o observado fenômeno e comparar as equações obtidas com as dos livros didáticos e desta forma o aluno pode associar com o evento físico em si. Estas atividades refletiram positivamente no crescimento dos bolsistas envolvidos e no ganho de conhecimento dos estudantes da 1a série do COLUNI.
Palavras-chave Recursos digitais no ensino, Video análise, Ensino-de-Física
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.