Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8210

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Joice da Silva Castro
Orientador LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO
Outros membros Eduarda de Almeida Candian, Mariana Cariolatto Yaly, Rayssa da Conceição Fernandes, Thamires Regina dos Santos Oliveira
Título Técnica dietética aplicada à nutrição clínica: desenvolvimento de substituto de maionese para alérgicos ao ovo, segundo as recomendações do Guia Alimentar.
Resumo Introdução: Alergias alimentares são cada vez mais comuns e causam um impacto negativo na qualidade de vida de muitas pessoas decorrete das restrições no consumo de alimentos. Dentre os alimentos considerados alergênicos, cita-se o ovo, sendo suas frações proteicas as responsáveis pelo desencadeamento do processo alérgico. A maionese tradicional é uma emulsão a base de óleo vegetal e ovo, adicionada de um ácido. Assim, esta preparação deve ser evitada nas situações clínicas de alergia às proteínas do ovo. O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, estabelece, como regra de ouro, a preferência por alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Estes, inclusive, possuem aditivos alimentares que podem intensificar os sintomas das alergias alimentares. Objetivo: desenvolver um substituto para a maionese industrializada (ultraprocessada), com custo acessível, para ser incluída na alimentação de pessoas alérgicas ao ovo, bem como comparar o valor nutricional da formulação com o produto industrializado. Descrição das principais atividades: O trabalho foi desenvolvido em uma disciplina da graduação ministrada para os cursos de Nutrição e Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, durante o primeiro semestre letivo de 2017. Seguindo as recomendações do Guia Alimentar, foi elaborada uma formulação que incluiu: a) a adição de uma raiz rica em betacaroteno, que é precursor da vitamina A que, por sua vez, atua na manutenção da visão, pele e mucosas, além de conter outras vitaminas, minerais e fibras; b) a substituição do óleo de soja pelo azeite de oliva, melhorando o perfil lipídico da preparação; c) a redução do conteúdo de sódio pela substituição do sal de cozinha pelo sal de ervas, a base de 3 ervas aromáticas desidratadas, contribuindo, também, para o aumento do conteúdo de antioxidantes na preparação. Os demais ingredientes utilizados no produto foram leite e limão, importantes para a consistência e sabor final da formulação. Resultados alcançados: obteve-se um produto com a consistência similar à maionese industrializada, porém sem a proteína do ovo, com menor conteúdo de lipídios e de calorias e rica em outros nutrientes. Além disso, o custo final da formulação foi inferior ao produto industrializado. Sugere-se que produto seja incluído na alimentação de pessoas alérgicas ao ovo em substituição à maionese industrializada. Conclusão: Foi possível aplicar os conhecimentos de técnica dietética na elaboração de uma preparação culinária nutritiva, sem proteína do ovo, seguindo os princípios da alimentação saudável e que pode ser incluída em situações clínicas específicas.
Palavras-chave alergia, guia alimentar, dietética
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.