Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8203

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Felipe Junior Mauricio Pomuchenq
Orientador LOURDES HELENA DA SILVA
Outros membros ELIDA LOPES MIRANDA, Rayane Albani
Título Memorial de formação: sistematizações & analises sobre a alternância na licenciatura em educação do campo na UFV
Resumo A presente pesquisa integra o Programa de Estudos intitulado A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas, tendo como objetivo compreender as vivências, memórias e significados construídos sobre o vivido da formação por alternância no curso. Em termos metodológicos a pesquisa constou, em sua fase inicial, da construção de memoriais descritivos das nossas experiências na educação do campo e, mais particularmente, na pedagogia da alternância, que envolveu procedimentos técnicos de registro e sistematização de nossas memórias e trajetórias sócio escolares antes e após o ingresso na UFV. Os memoriais são produções realizadas pelos educandos que possibilitam rememorar suas aprendizagens, e desta forma favorecem a reconstrução dos conhecimentos e um novo olhar sobre as aprendizagens. Especificamente, em relação a nossa trajetória de educandos da Licenciatura em Educação do Campo (LICENA), nosso proposito foi resgatar e sistematizar as memórias do vivido da alternância no curso, identificando os aspectos mais significativos ao longo dos três anos de formação, caracterizando os principais instrumentos e as abordagens de ensino utilizados no cotidiano das salas de aulas, entre outros aspectos. No segundo momento da pesquisa, realizamos a leitura e análise comparativa dos memoriais construídos e, orientados pelos princípios do Método de Análise de Conteúdo, privilegiamos os aspectos convergentes entre os registros. Ainda que preliminares, nossos resultados nos possibilitam algumas considerações em torno da influência da alternância na formação dos educadores do campo; das contribuições de alternar tempos e espaços de aprendizagens para o desenvolvimento de um ensino contextualizado; dos limites da constante necessidade de construção do curso na instituição, entre outros. Nossas análises possibilitaram, ainda, algumas reflexões em torno das práticas dos educadores do campo, particularmente aqueles vinculados as Escolas Famílias Agrícola e Escolas Comunitárias, que como educandos da LICENA tem tido um importante papel na construção do curso, considerando suas experiências anteriores na pedagogia da alternância. Finalizando, gostaríamos de destacar que a Licenciatura em Educação do Campo na UFV é a efetivação de uma política pública que, atendendo as demandas dos movimentos camponeses, tem possibilitado formar educadores do campo, numa perspectiva de formação que valoriza os sujeitos/educandos como protagonistas de suas aprendizagens. Nesse sentido, as reflexões construídas no âmbito dessa pesquisa e na formação na LICENA nos possibilitam concluir que a alternância tem oportunizado diálogos e interações entre os conhecimentos oriundos da vida, do trabalho e das lutas dos educandos com o conhecimento acadêmico, contribuindo para consolidar os princípios da educação do campo em nossa sociedade.
Palavras-chave Alternância, Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo
Forma de apresentação..... Painel
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