Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8202

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ederley Emanuel Souza
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Outros membros Jefferson Teixeira de Sousa
Título A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médio
Resumo Atualmente, a ocupação docente se encontra frente a uma série de dificuldades e desafios, marcada pelo desprestígio social e consequente desvalorização salarial. No entanto, trata-se de uma ocupação profissional que parece resistir ao tempo e as intempéries das políticas educacionais em nosso país. A questão de estudo desenvolvida é a análise da prática pedagógica do professor de Educação Física considerado “o bom professor” na perspectiva dos alunos do ensino médio. A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo de cunho qualitativo. O grupo amostral totalizou 4 professores de Educação Física, todos do sexo masculino indicados pelos alunos que se encontram no terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual localizada numa cidade do interior da Zona da Mata Mineira. Os resultados evidenciaram que um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares. Uma constatação dessa postura relatada é a busca constante em integrar o conteúdo esporte a temas como saúde e meio ambiente. Tem-se, com isso, uma produção coletiva que certamente proporciona a integralização dos conteúdos trabalhados. Em consonância com a especificidade da disciplina Educação Física, outro aspecto que chama a atenção se refere às relações interpessoais estabelecidas entre o grupo de professores e seus alunos, fundamentadas na dimensão humanista. Em sua maioria, os professores analisados confirmaram, em seus relatos acerca da relação de proximidade, que, por sua vez, estabelece um ambiente positivo para discussões de temas relacionados a comportamento, valores éticos, violência, conduta tanto na escola como fora dela. Neste sentido, ao se considerar que a formação do professor se dá ao longo de sua trajetória profissional, a ambiência de trabalho configura-se como essencial para a produção constante de boas práticas educativas. Nessa perspectiva, o professor se reveste da figura de agente, e a escola, como campo de intervenção social, transformação e crescimento. Diante dos inúmeros desafios que impõem o trabalho de intervenção docente em escolas da rede pública, bem como a especificidade da Educação Física como componente curricular, conclui-se que há um conjunto de fatores que integralizam ao longo da trajetória docente e que será socialmente e vivencialmente construída pelos alunos o conceito valorativo de bom professor na forma de conduzir sua prática pedagógica.
Palavras-chave Prática pedagógica, professor, Educação Física escolar.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.