Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8201

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia Geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gustavo Adolf Fichter Filho
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Flávia de Souza Vieira Barbosa, Julianna Xavier de Brito Silva, Mateus Silva Figueiredo
Título Pibid e EJA: uma experiência formativa e reflexiva
Resumo A formação docente proporcionada pela licenciatura, pautada quase exclusivamente num currículo teórico, por vezes é insuficiente para proporcionar uma preparação adequada para a atuação na educação básica. Nas modalidades não convencionais de ensino, a complementação do processo formativo docente com atividades extracurriculares torna-se especialmente necessária. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) propõe a inserção real na cultura escolar, proporcionando contato com outros caminhos para a formação de professores. Assim, no primeiro semestre de 2017 nós, um grupo de bolsistas do Pibid Biologia UFV – campus Viçosa, iniciamos nossa participação em uma Escola Estadual em Viçosa-MG, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na disciplina de Biologia. Primeiramente, vivenciamos a ambientação, momento que propiciou nossa inserção e compreensão da cultura escolar. A ambientação aconteceu em fevereiro, ocasião em que realizamos atividades como entrevistas aos sujeitos da comunidade escolar, acompanhamento de aulas e diagnóstico do contexto escolar. Essas atividades proporcionaram o reconhecimento da realidade em que escolhemos atuar. No primeiro contato com os alunos da turma, no papel de professores, fizemos uma roda de conversa em que, com auxílio de tarjetas e perguntas geradoras, buscamos identificar temas que eles consideravam importantes para suas vidas, e o que a escola e a disciplina de Biologia teriam a ver com eles. Esse exercício possibilitou o reconhecimento das visões de educandos e educadores, estabelecendo uma relação entre as partes e facilitando o diálogo, que é indispensável dentro de uma proposta educativa popular. A visão compartilhada entre nós, pibidianos e a professora supervisora, é de que a educação deve ser significativa e deve dialogar com a realidade dos estudantes. Com esse princípio, ao abordar temas sobre vírus, bactérias e protozoários, procuramos trabalhar tanto os conteúdos acadêmicos como, por exemplo, estrutura e metabolismo, quanto a realidade que nos cerca, priorizando doenças comuns da região de Viçosa, sua profilaxia e suas consequências. Percebemos que, em geral, os conhecimentos ligados ao currículo básico parecem ser pouco compreendidos e pouco significativos se comparados com os conhecimentos construídos pelo diálogo, o que nos faz questionar a necessidade e eficiência de um currículo único para as diferentes realidades e necessidades dos alunos. A abertura dos estudantes e a diversificação metodológica aplicada pelos educadores, que variaram, dentre outras, do uso da tecnologia a perguntas provocadoras, possibilitaram aulas dialogadas e geradoras de reflexões para os sujeitos envolvidos. A relação ação-reflexão propiciada pela experiência de atuação com essa modalidade de ensino, e facilitada pelo suporte dos pibidianos, professora e orientadora, tem sido de extrema relevância para o nosso engajamento docente, além de possibilitar melhor integração com a licenciatura.
Palavras-chave Pibid, educação de jovens e adultos, formação de professores.
Forma de apresentação..... Painel
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