Resumo |
O trabalho de pesquisa a ser exposto foi executado ao longo do segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017 tendo como primeira autora a bolsista de iniciação científica Tamires de Castro Ferreira e como orientadora a Professora Idalena Oliveira Chaves do Departamento de Letras e artes (DLA). Este trabalho teve por objetivo coletar e analisar as mais diversas informações sobre os estudantes estrangeiros que a Universidade Federal de Viçosa recebeu entre os anos de 2015 a 2016 a fim de sabermos o perfil dos estudantes internacionais que recebemos em nossa universidade. Os resultados desta pesquisa servirão como base para a elaboração de um portal virtual de ensino e aprendizagem da língua portuguesa brasileira de acordo com os interesses de nossos alunos estrangeiros e que os ajude na aquisição desta língua. Que eles possam obter o Aprendizado necessário tanto para que ocorra uma boa comunicação entre professor e aluno na UFV durante o período de estudos quanto para realização de atividades e conversas cotidianas durante sua estadia no Brasil. A coleta destes dados a serem expostos foi feita, principalmente, através de duas maneiras: A primeira através de entrevistas com professores do DLA que já trabalharam com o ensino de português para alunos estrangeiros e entrevistas com funcionários da Diretoria de Relações Internacionais e do Registro Escolar, responsáveis pela vinda dos estudantes de outros países e sua chegada a nossa universidade, orientando-os nas matrículas das disciplinas, nos horários das aulas e na localização dos prédios. A segunda maneira de coleta de dados foi realizada através de um questionário online enviado aos estudantes estrangeiros da UFV do período de tempo de 2015 a 2016. Neste questionário buscamos saber sobre o interesse do aluno para com a língua portuguesa e seu processo de aprendizagem. As perguntas foram feitas com o intuito de fazer um lavantamento sobre o que poderia ser ensinado nos cursos de português: “Há quanto tempo estuda português?”, “Estudou português antes de vir para o Brasil? Estuda a língua aqui no Brasil?” e “Qual área do conhecimento da língua você gostaria de priorizar: a) escrita b) leitura c) pronuncia d) compreensão auditiva e) cultura?”. Até agora, ao analisarmos as informações obtidas, descobrimos que muitos dos alunos não estudam português antes de vir para o Brasil, assim, seu primeiro contato com a língua é em sala de aula; Também vimos que a grande maioria deles, sendo hispanofalantes, tem interesse em aprender primeiramente a escrever em português, depois a ler e, então, a compreender a língua falada, tendo pouco interesse na cultura e na pronuncia correta. Concluímos que o perfil dos estudantes estrangeiros de nossa universidade ao longo desses anos consiste em sua maioria de jovens com interesse temporário na língua visando conhecimento necessário para a conclusão de seus estudos na UFV. |