Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8200

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Tamires de Castro Ferreira
Orientador IDALENA OLIVEIRA CHAVES
Título Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV- Estudos introdutórios para a elaboração de um portal educativo para o ensino de português
Resumo O trabalho de pesquisa a ser exposto foi executado ao longo do segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017 tendo como primeira autora a bolsista de iniciação científica Tamires de Castro Ferreira e como orientadora a Professora Idalena Oliveira Chaves do Departamento de Letras e artes (DLA). Este trabalho teve por objetivo coletar e analisar as mais diversas informações sobre os estudantes estrangeiros que a Universidade Federal de Viçosa recebeu entre os anos de 2015 a 2016 a fim de sabermos o perfil dos estudantes internacionais que recebemos em nossa universidade. Os resultados desta pesquisa servirão como base para a elaboração de um portal virtual de ensino e aprendizagem da língua portuguesa brasileira de acordo com os interesses de nossos alunos estrangeiros e que os ajude na aquisição desta língua. Que eles possam obter o Aprendizado necessário tanto para que ocorra uma boa comunicação entre professor e aluno na UFV durante o período de estudos quanto para realização de atividades e conversas cotidianas durante sua estadia no Brasil. A coleta destes dados a serem expostos foi feita, principalmente, através de duas maneiras: A primeira através de entrevistas com professores do DLA que já trabalharam com o ensino de português para alunos estrangeiros e entrevistas com funcionários da Diretoria de Relações Internacionais e do Registro Escolar, responsáveis pela vinda dos estudantes de outros países e sua chegada a nossa universidade, orientando-os nas matrículas das disciplinas, nos horários das aulas e na localização dos prédios. A segunda maneira de coleta de dados foi realizada através de um questionário online enviado aos estudantes estrangeiros da UFV do período de tempo de 2015 a 2016. Neste questionário buscamos saber sobre o interesse do aluno para com a língua portuguesa e seu processo de aprendizagem. As perguntas foram feitas com o intuito de fazer um lavantamento sobre o que poderia ser ensinado nos cursos de português: “Há quanto tempo estuda português?”, “Estudou português antes de vir para o Brasil? Estuda a língua aqui no Brasil?” e “Qual área do conhecimento da língua você gostaria de priorizar: a) escrita b) leitura c) pronuncia d) compreensão auditiva e) cultura?”. Até agora, ao analisarmos as informações obtidas, descobrimos que muitos dos alunos não estudam português antes de vir para o Brasil, assim, seu primeiro contato com a língua é em sala de aula; Também vimos que a grande maioria deles, sendo hispanofalantes, tem interesse em aprender primeiramente a escrever em português, depois a ler e, então, a compreender a língua falada, tendo pouco interesse na cultura e na pronuncia correta. Concluímos que o perfil dos estudantes estrangeiros de nossa universidade ao longo desses anos consiste em sua maioria de jovens com interesse temporário na língua visando conhecimento necessário para a conclusão de seus estudos na UFV.
Palavras-chave Estudantes, estrangeiros, UFV
Forma de apresentação..... Painel
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