Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8199

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Samira Bahia e Castro
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título O Uso do Vídeo na Formação de Professores: importância e desafios
Resumo Atualmente, muito se tem discutido sobre a importância de utilizar diferentes recursos didáticos dentro da sala de aula, a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos. Dentre esses recursos, o uso de vídeos – inclui-se aqui filmes, documentários, animações, etc – é apontado como um dos grandes aliados dos docentes. Porém, alguns alunos podem vê-lo como algo banal, empregado apenas para preencher o horário da aula. Acreditamos que, para que o vídeo seja usado de forma eficaz, é importante que o docente tenha tido contato com esse material ao longo de sua formação profissional, uma vez que tendemos a repetir na prática docente aquilo que vivenciamos enquanto estudantes. Diante disso, essa pesquisa objetivou apresentar a opinião de diferentes autores a respeito dessa tecnologia, dando ênfase às suas potencialidades, aos desafios que a perpassam e à importância do seu uso nos cursos de formação de professores. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o assunto e constatamos que, de fato, a utilização do vídeo é relevante para a formação dos alunos, uma vez que há diferentes formas do discente construir seu conhecimento, sendo que alguns aprendem melhor escrevendo, outros escutando e outros visualizando as informações. Assim, esse recurso permite com que os alunos possam visualizar e ouvir os conteúdos, proporcionando uma aprendizagem mais efetiva. Porém, os autores apontam que é preciso haver um planejamento para se usar essa tecnologia. É imprescindível que o professor estabeleça os objetivos dessa atividade, como ela será desenvolvida e como será avaliada. Ela não pode ser usada apenas para preencher um espaço vago e não deve ser utilizada em toda a aula. Caso isso ocorra, se tornará algo sem sentido e tedioso aos estudantes, fazendo com o vídeo tenha efeito contrário, e desestimule o desenvolvimento dos alunos. Por fim, percebemos a relevância de não somente dar aulas com vídeos ao longo de um curso de formação de professores mas, principalmente, ensinar aos futuros docentes as potencialidade de se trabalhar com vídeos e como utilizar essa ferramenta de forma a proporcionar um maior interesse de seus alunos.
Palavras-chave Recursos audiovisuais, Formação docente, Aprendizagem significativa
Forma de apresentação..... Painel
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