Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8194

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciência do Solo
Setor Departamento de Solos
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Angelica de Cássia Ladeira
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Carlos Ernesto G.R. Schaeffer, José Furtado de Miranda, Pablo Azevedo Rocha
Título Caracterização química de solos de sambaquis no litoral de Guarapari-Espírito Santo.
Resumo Os sambaquis são feições superficiais representadas pelas conchas em locais específicos, possuindo vestígios da alimentação humana, carapaças de animais, utensílios e ferramentas, resto de fogueira, entres outros. Formados de maneira cumulativa, apresentam formas de umas calotas com dimensões variáveis, de algumas dezenas de metro de diâmetro, e altura frequentemente superior a dois metros. Os Sambaquis eram locais de moradia, mas também de sepultamentos. Muitos estão localizados nas regiões de grandes baias e ao longo dos mangues, próximos aos afloramentos rochosos e próximos ao nível do mar. Os Sambaquis originaram solos conhecidos como arqueo-antrossolos, esses solos mostram grau de pedogênese bastante avançado, possuindo testemunhos de origem antrópica. Tais solos possuem propriedades específicas que os distinguem dos demais, na medida em que apresentam coloração escura, presença de atividades humanas (artefatos, sepultamentos, fragmentos de carvões, entre outros.). Podem possuir ainda características mensuráveis em laboratórios, teores elevados de matéria orgânica, P, Ca, Mg, entre outros.
O objetivo desta pesquisa é realizar a caracterização química de solos de Sambaquis identificados no litoral de Guarapari-ES. Os Sambaquis estudados foram:o Sambaqui Concha D’ Ostra e Sambaqui Una, que fica próximo Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV). As amostras de solos foram coletadas, preparadas e submetidas as análises químicas, serão determinadas Al3+, Ca 2+, Mg2+, K+, P, (H+Al). Com base nos resultados das análises químicas, serão calculadas a soma de bases (SB), a capacidade de troca catiônica (T), a capacidade de troca catiônica efetiva (t), a saturação por alumínio (m %), a saturação por bases (V %). As análises químicas serão feitas conforme o método da EMBRAPA (1997).
As análises químicas ainda estão sendo realizadas no Laboratório de rotina no departamento de solos na Universidade Federal de Viçosa-UFV. Estas análises, darão suporte para identificação de prováveis locais de ocupação humana no sítio e nas proximidades, uma vez que, esses solos apresentam alto níveis de Fósforo e Cálcio, tido esses, como um marcador chave de atividades antrópicas, pois estão presente na maior parte dos restos culturais depositados em sítios de ocupação humana. Por fim, através desses estudos, será possível obter informações sobre as características paleoambientais da área, permitindo conhecer melhor os grupos pré-históricos que ocuparam a região, ainda os estudos servirão de apoio para a preservação e manejo do sítio arqueológico, auxiliará também em outras pesquisas desse tipo.
Palavras-chave Sambaqui, Arqueo-antrossolos, Análises Química.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.