Resumo |
Desde que nascemos somos moldados por uma sociedade que nos direciona por um caminho o qual não teremos muitas opções a não ser segui-lo no ritmo imposto a nós, sendo que qualquer passo à frente ou atrás é considerado problemático, ineficaz e demais adjetivos depreciativos. Entende-se como potencialidade de um indivíduo sua capacidade inata a realizar certas atividades, sendo que com o auxílio de um outro indivíduo qualificado e disposto a modelar este potencial latente, fará com que aflore no sujeito várias habilidades cognitivas-comportamentais necessárias ao seu desenvolvimento psicossocial. Tem-se como objetivo do projeto auxiliar os indivíduos no trabalho de suas potencialidades, fazendo com que os sujeitos favorecidos por esta oportunidade tenha a possibilidade de mostrar que seu potencial é maior do que a sociedade pode medir com sua trema ultrapassada e incapaz de mensurar o real valor do potencial destes sujeitos. O projeto é realizado com um sujeito com deficiência intelectual moderada com 35 anos, apresentando dificuldades de atenção e concentração da APAE Rural de Viçosa- MG e como o projeto possui uma natureza adaptativa, uma vez que cada indivíduo possui um diferente potencial a ser explorado, decidiu-se realizar com este individuo um trabalho que desenvolvesse sua memória, concentração e atenção, sendo o meio utilizado para este fim o Rubik's Cube (Cubo Mágico), pois segundo o sujeito com deficiência intelectual moderada e outros indivíduos de seu cotidiano, ele apresenta uma grande capacidade em montar Puzzles (quebra-cabeças). Assim sendo, uma vez por semana foi realizado o trabalho com o auxílio e instruções corretas ao sujeito com deficiência intelectual moderada que demonstrou a cada dia uma melhora em sua atenção, concentração, memória e demais habilidades cognitivo-comportamentais não apenas no desenvolvimento da atividade, mas em outros contextos que estas mesmas habilidades eram requisitadas ao sujeito. Desta maneira, o indivíduo antes taxado por todos como incapaz de se concentrar em uma atividade e por fim não realiza-la, completou com o auxílio de um outro indivíduo capaz o Rubik's Cube nos tempos aproximados de 30 minutos, 25 minutos, 23 minutos, 21 minutos e 17 minutos, ou seja, demonstrando a cada dia sua melhora e desempenho no desenvolvimento de sua potencialidade. Conclui-se que o trabalho, com o foco na potencialidade do indivíduo, propiciou a ele não só a capacidade de montar um dos mais difíceis Puzzles inventados pelo homem, não esquecendo claro do total auxílio de um indivíduo capacitado, mas também o fez capaz de realizar outras atividades em que não obtinha êxito posteriormente ao investimento realizado em seu potencial. |