Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8183

ISSN 2237-9045
Instituição Univiçosa- Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Psicologia
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor David Martins Campos
Orientador Adriano de Souza Alves
Outros membros Eliza Cristina Clara Alves
Título Projeto Eu Sou Capaz: trabalhando as potencialidades
Resumo Desde que nascemos somos moldados por uma sociedade que nos direciona por um caminho o qual não teremos muitas opções a não ser segui-lo no ritmo imposto a nós, sendo que qualquer passo à frente ou atrás é considerado problemático, ineficaz e demais adjetivos depreciativos. Entende-se como potencialidade de um indivíduo sua capacidade inata a realizar certas atividades, sendo que com o auxílio de um outro indivíduo qualificado e disposto a modelar este potencial latente, fará com que aflore no sujeito várias habilidades cognitivas-comportamentais necessárias ao seu desenvolvimento psicossocial. Tem-se como objetivo do projeto auxiliar os indivíduos no trabalho de suas potencialidades, fazendo com que os sujeitos favorecidos por esta oportunidade tenha a possibilidade de mostrar que seu potencial é maior do que a sociedade pode medir com sua trema ultrapassada e incapaz de mensurar o real valor do potencial destes sujeitos. O projeto é realizado com um sujeito com deficiência intelectual moderada com 35 anos, apresentando dificuldades de atenção e concentração da APAE Rural de Viçosa- MG e como o projeto possui uma natureza adaptativa, uma vez que cada indivíduo possui um diferente potencial a ser explorado, decidiu-se realizar com este individuo um trabalho que desenvolvesse sua memória, concentração e atenção, sendo o meio utilizado para este fim o Rubik's Cube (Cubo Mágico), pois segundo o sujeito com deficiência intelectual moderada e outros indivíduos de seu cotidiano, ele apresenta uma grande capacidade em montar Puzzles (quebra-cabeças). Assim sendo, uma vez por semana foi realizado o trabalho com o auxílio e instruções corretas ao sujeito com deficiência intelectual moderada que demonstrou a cada dia uma melhora em sua atenção, concentração, memória e demais habilidades cognitivo-comportamentais não apenas no desenvolvimento da atividade, mas em outros contextos que estas mesmas habilidades eram requisitadas ao sujeito. Desta maneira, o indivíduo antes taxado por todos como incapaz de se concentrar em uma atividade e por fim não realiza-la, completou com o auxílio de um outro indivíduo capaz o Rubik's Cube nos tempos aproximados de 30 minutos, 25 minutos, 23 minutos, 21 minutos e 17 minutos, ou seja, demonstrando a cada dia sua melhora e desempenho no desenvolvimento de sua potencialidade. Conclui-se que o trabalho, com o foco na potencialidade do indivíduo, propiciou a ele não só a capacidade de montar um dos mais difíceis Puzzles inventados pelo homem, não esquecendo claro do total auxílio de um indivíduo capacitado, mas também o fez capaz de realizar outras atividades em que não obtinha êxito posteriormente ao investimento realizado em seu potencial.
Palavras-chave Potencialidade, Deficiência Intelectual Moderada, Rubik's Cube
Forma de apresentação..... Painel
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