Resumo |
Pesquisas sobre crenças e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm sido recorrentes dentro da Linguística Aplicada (LA). Porém, a maioria delas tem como foco professores de inglês em serviço (BARCELOS, 2007, SANTOS, 2010). Os estudos que investigam o uso das TDIC relacionados à aprendizagem da LE são escassos. Portanto, este trabalho se justifica pela escassez de estudos relacionados ao uso das TDIC na aprendizagem da Língua Espanhola (LE) e, principalmente, em relação ao uso das TDIC para a aprendizagem que estudantes do Ensino Médio fazem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, cujo objetivo principal foi identificar as crenças de 155 alunos do Segundo Ano do EM em relação ao uso das TDIC para a aprendizagem da LE. Além de identificar as TDIC que eles dizem usar e para que eles dizem que as usam, também analisamos como essas crenças se relacionam (ou não) com o uso que eles fazem das TDIC no processo de aprendizagem da LE. Como referencial teórico nos baseamos nos estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (Barcelos, 2004, 2007, 2013), TDIC (Paiva, 2010, 2013; Valente, 2012) e crenças em relação às TDIC (Gilakjani, 2012, Leal 2015). Foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois questionários semiabertos. A análise dos dados foi feita de acordo com parâmetros da pesquisa qualitativa (Patton, 1990; Richards, 2003). Os resultados sugerem que os estudantes do EM acreditam no potencial das TDIC para a aprendizagem como um todo (o que é de senso comum) e as utilizam no seu processo de aprendizagem da LE. Porém, esse uso para a aprendizagem é ainda bastante limitado e parece estar intimamente relacionado às suas crenças sobre a aprendizagem da LE. O uso que eles fazem das TDIC também pode estar relacionado à falta de conhecimento das possibilidades das TDIC no processo de aprendizagem. Foi possível observar também a importância que eles dão ao uso das TDIC como fonte de informação e entretenimento. Os dados sugerem também a necessidade de repensar as possibilidades de usos das TDIC no processo de aprendizagem da LE. |