Resumo |
O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS tem como objetivo principal oportunizar às crianças a possibilidade de se movimentarem, com orientações de profissionais qualificados. O público alvo são crianças de 6 a 12 anos que frequentam um projeto social realizado na Rebusca na unidade do Centro. As aulas acontecem uma vez na semana, com duração média de 40 minutos. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que visa por meio de brincadeira e jogos reduzidos com bolas, materiais esportivos e alternativos resgatar a cultura de jogar na rua, buscando também melhorar as capacidades motoras, cognitivas, sociais e de concentração das crianças. As atividades desenvolvidas iniciaram-se em março com as atividades esportivas, sendo que até o momento foram ministradas 48 aulas, atendendo aproximadamente 54 crianças. Nessa primeira parte das atividades foi possível perceber algumas melhorias subjetivas, a saber: os alunos aprenderam a lidar melhor com os sentimentos de derrota e vitória; estão menos agressivas durante as aulas e são mais pacientes com os colegas, trabalhando de forma coletiva. Nos jogos que tem como objetivo desenvolver a capacidade tática notou-se que as crianças estão mais criativas para solucionar os problemas dos jogos, fazendo uma melhor leitura do mesmo e pensando na sua ação antes de dar o passe para o colega e de receber a bola. Nos que objetivaram o desenvolvimento da coordenação foi possível perceber uma melhora na capacidade coordenativa, principalmente quando envolve tarefas que exigiam a maior precisão possível em uma ação (acertar um alvo. Ex: pessoa, gol, cesta, etc.). No mês de junho foram aplicados testes objetivos para avaliar a aptidão física, antropometria, competência motora e funções executivas das crianças do projeto, sendo que os dados estão sendo analisados e devem estar disponíveis no início no segundo semestre, para ajudar o bolsista no planejamento das aulas, orientando-o nos conteúdos que devem ser mais trabalhados nas próximas aulas. Assim, pode-se concluir que o projeto tem alcançado alguns de seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição. |