Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8171

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luiz Gustavo da Silva Reis
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Outros membros Elenice de Sousa Pereira
Título Uma Escola da Bola para Iniciantes nos Jogos Esportivos
Resumo O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS tem como objetivo principal oportunizar às crianças a possibilidade de se movimentarem, com orientações de profissionais qualificados. O público alvo são crianças de 6 a 12 anos que frequentam um projeto social realizado na Rebusca na unidade do Centro. As aulas acontecem uma vez na semana, com duração média de 40 minutos. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que visa por meio de brincadeira e jogos reduzidos com bolas, materiais esportivos e alternativos resgatar a cultura de jogar na rua, buscando também melhorar as capacidades motoras, cognitivas, sociais e de concentração das crianças. As atividades desenvolvidas iniciaram-se em março com as atividades esportivas, sendo que até o momento foram ministradas 48 aulas, atendendo aproximadamente 54 crianças. Nessa primeira parte das atividades foi possível perceber algumas melhorias subjetivas, a saber: os alunos aprenderam a lidar melhor com os sentimentos de derrota e vitória; estão menos agressivas durante as aulas e são mais pacientes com os colegas, trabalhando de forma coletiva. Nos jogos que tem como objetivo desenvolver a capacidade tática notou-se que as crianças estão mais criativas para solucionar os problemas dos jogos, fazendo uma melhor leitura do mesmo e pensando na sua ação antes de dar o passe para o colega e de receber a bola. Nos que objetivaram o desenvolvimento da coordenação foi possível perceber uma melhora na capacidade coordenativa, principalmente quando envolve tarefas que exigiam a maior precisão possível em uma ação (acertar um alvo. Ex: pessoa, gol, cesta, etc.). No mês de junho foram aplicados testes objetivos para avaliar a aptidão física, antropometria, competência motora e funções executivas das crianças do projeto, sendo que os dados estão sendo analisados e devem estar disponíveis no início no segundo semestre, para ajudar o bolsista no planejamento das aulas, orientando-o nos conteúdos que devem ser mais trabalhados nas próximas aulas. Assim, pode-se concluir que o projeto tem alcançado alguns de seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição.
Palavras-chave Esporte, jogar, brincadeira
Forma de apresentação..... Painel
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