Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8169

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dança
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Anelisa Martins de Lacerda
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros Juliana Rodrigues Cancio
Título Potencialidades da Dança: Interferências da Improvisação na Qualidade de Movimento e no Processo Criativo
Resumo O trabalho teve por objetivo principal aprofundar, a partir de uma investigação qualitativa e bibliográfica, os estudos sobre a Improvisação em Dança elencada à confluência com o corpo dançante que busca uma dança autêntica que minimize as cristalizações impostas por movimentos preestabelecidos. Além disso desenvolveu-se um trabalho prático voltado para bailarinos e não-bailarinos. Para este propósito o trabalho se configurou em seu caráter qualitativo tendo a pesquisa ação como método de estudo. Esta etapa envolveu estudantes do Curso de Dança da UFV e interessados em geral. Assim foram abertos espaços de discussão e de práticas corporais coletivas para o despertar de potencialidades criativas buscando reaproximar corpomemória-imaginação (GOUVÊA 2004) afim de entender e praticar a dança longe de automatismos em busca de uma dança autoral. Sabe-se que vários grupos de dança e várias pesquisas apontam para a importância da Improvisação como processo fim e não apenas como meio para outros propósitos, neste sentido acredita-se que a pesquisa foi importante inclusive para proporcionar mais espaços de criação no próprio Curso de Dança da UFV, ampliando as possibilidades de diálogos com pesquisadores sobre o tema. Neste contexto foi importante notar que os estudos sobre a Improvisação estão sempre vinculados a temáticas secundárias que dependem das vivências de cada autor. Foi possível realizar uma análise sobre a Improvisação no contexto do ensino Superior em Dança nas mais diversas Universidades do país e com isto entender que existem dois modos de atuação: a Improvisação trabalhada em disciplina própria e a Improvisação como conteúdo ou metodologia desenvolvida em outras disciplinas. Após a realização destas duas primeiras etapas buscou-se, a partir da pesquisa ação, o desenvolvimento de oficinas com intuito primeiro de entender o interesse em participar de um espaço que não previa nenhum modo de produto e para experienciar a Improvisação como participante e como mediadora para melhor compreensão da teoria e das dificuldades e desafios que atividades como esta proporcionam. Assim, pode-se compreender que há uma variedade de pesquisas que nos levam a entender que a Improvisação pode ser vista por vários olhares em sua complexidade.
Palavras-chave dança, improvisação, processo criativo
Forma de apresentação..... Oral
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