Resumo |
Essa pesquisa faz parte de um conjunto de estudos sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), na Universidade Federal de Viçosa, a partir dos quais é possível inferir, no que se refere a relação teoria-prática, que persistem dicotomias entre o ensino e a pesquisa, desvinculação das disciplinas de conteúdo e pedagógicas, equívocos quanto ao papel dos saberes formais na atuação prática dos bolsistas nas escolas e pouca mediação dos Cursos de Licenciaturas no que se refere a construção do pensamento reflexivo crítico dos bolsistas, o que compromete a qualidade do conhecimento profissional docente a ser construído por esses. Assim, problematizamos o papel dos saberes acadêmicos em seu diálogo com a dimensão prática na construção do conhecimento profissional docente dos licenciandos bolsistas. O estudo teve como objetivo geral verificar o papel dos Cursos de Licenciatura na construção e constituição do conhecimento profissional dos licenciandos bolsistas; e, especificamente, objetivou: identificar e analisar mediações ocorridas entre conhecimento prático dos bolsistas do PIBID e conhecimento acadêmico do curso; identificar e analisar as contribuições e limitações dos Cursos de Licenciatura na construção do conhecimento profissional docente, na ótica dos bolsistas, e identificar e analisar formas de sistematização das experiências práticas dos bolsistas. Para isso, optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa com base na técnica do Grupo Focal (GF), aplicado aos licenciandos nas áreas de Ciências Sociais, Geografia e História, priorizando, também, observações dos encontros semanais entre os bolsistas e os coordenadores de área. Nas análises, buscamos contemplar autores como Roldão (2007), Nóvoa (2009), Tardif (2010), Zeichner (2010) e Gatti, Barreto e André (2011), por suas relevantes produções no campo da formação de professores. Os principais resultados apontam para: uma tendência do Programa à focalização em aspectos burocráticos e de planejamento de projetos a serem desenvolvidos nas escolas, em detrimento dos processos de reflexão e de mediação na construção do conhecimento profissional dos bolsistas; com relação aos Cursos de Licenciatura, é possível perceber uma ênfase bacharelesca e utilitarista na formação dos licenciandos e que tende a se refletir no Programa; no que tange as mediações, percebemos a ausência de um eixo formativo claro para a docência e de reflexões que favoreçam a construção do “ser professor” dos bolsistas em um processo contínuo e permanente; e que, o Programa destaca-se como o lugar da experiência e da identificação com a profissão, favorecendo a opção ou não por esse campo de atuação profissional. |