Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8150

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia Geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Josimar dos Santos Ladeira
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Andréa Cristina Pimentel De Carvalho, Francielle de Fátima Viana Santana
Título Fazendo ciência: o saber através de jogos
Resumo Na contemporaneidade uma temática muito difundida na sociedade diz respeito aos desafios enfrentados pelos professores na educação básica, dentre eles um currículo muito extenso e assim uma carga de conteúdos muito grande. É desafiador para o professor despertar o interesse dos seus alunos com tanto conteúdo e sendo este muitas vezes de difícil entendimento. Pensando nisso verificou-se que a ludicidade tem trazido resultados significativos nas escolas, visto que o jogo é uma atividade que age integralmente no desenvolvimento do indivíduo, pois o exige raciocínio, memória, atenção, imaginação e socialização, para isso materializou-se jogos didáticos para que os mesmos fossem levados até os alunos. Assim, os objetivos deste trabalho foram contribuir para um melhor aprendizado dos estudantes da educação básica, e ao mesmo tempo mostrar ao professor que existem alternativas para despertar o interesse dos alunos, bem como deixar suas aulas mais dinâmicas. Para isso foram desenvolvidos três jogos didáticos sobre Classificação dos Seres vivos, adaptados de jogos de baralhos convencionais: um “Uno sobre protozoários e bactérias”; um “Baralho sobre os Fungos” e um “Pife sobre Artrópodes”. Esses jogos foram utilizados, em sala de aula, com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública de Viçosa/ Minas Gerais. Ao total, 140 alunos tiveram contato com os jogos. Para avaliar a contribuição do material desenvolvido na aprendizagem dos alunos foi aplicado um pré e um pós-teste sobre os assuntos abordados nos jogos. A análise dos testes permitiu confirmar a hipótese de que os jogos didáticos melhoram a compreensão dos conteúdos, pois houve um aumento médio de 36,4% de respostas certas nos pós-testes em relação ao pré-teste, em todas as turmas. Dos alunos avaliados, 93,6% afirmaram que apreciaram a metodologia utilizada e 98,4% gostariam que os professores, principalmente o de Ciências, utilizassem mais essa estratégia para complementar os conteúdos e tornar as aulas dinâmicas. Salienta-se que o tema “Artrópodes” ainda não tinha sido trabalhado com os alunos em sala de aula quando o “Pife sobre Artrópodes” jogo foi aplicado. Mesmo assim, os estudantes demonstraram muito interesse e, o fato de o jogo ser autoexplicativo permitiu sua efetiva utilização, servindo para introduzir o assunto para mesmos. A professora responsável pelas turmas comentou que os jogos elaborados atenderam a necessidade de se utilizar atividades diferenciadas em sala de aula e que, através deles, ela pode diversificar suas aulas tornando-as mais interessantes e atraentes para seus alunos. Adicionalmente, além de evidenciar que a utilização de jogos didáticos é viável nas áreas de Ciências e Biologia, as atividades do projeto foram importantes ainda no que diz respeito a formação do bolsista, pois o mesmo teve a oportunidade de ver como é o âmbito escolar em sua realidade e além disso contribuir para que as dificuldades sejam superadas, consolidando sua formação acadêmica.
Palavras-chave ensino-aprendizagem, jogos didáticos, aprendizagem significativa
Forma de apresentação..... Painel
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