Resumo |
Na contemporaneidade uma temática muito difundida na sociedade diz respeito aos desafios enfrentados pelos professores na educação básica, dentre eles um currículo muito extenso e assim uma carga de conteúdos muito grande. É desafiador para o professor despertar o interesse dos seus alunos com tanto conteúdo e sendo este muitas vezes de difícil entendimento. Pensando nisso verificou-se que a ludicidade tem trazido resultados significativos nas escolas, visto que o jogo é uma atividade que age integralmente no desenvolvimento do indivíduo, pois o exige raciocínio, memória, atenção, imaginação e socialização, para isso materializou-se jogos didáticos para que os mesmos fossem levados até os alunos. Assim, os objetivos deste trabalho foram contribuir para um melhor aprendizado dos estudantes da educação básica, e ao mesmo tempo mostrar ao professor que existem alternativas para despertar o interesse dos alunos, bem como deixar suas aulas mais dinâmicas. Para isso foram desenvolvidos três jogos didáticos sobre Classificação dos Seres vivos, adaptados de jogos de baralhos convencionais: um “Uno sobre protozoários e bactérias”; um “Baralho sobre os Fungos” e um “Pife sobre Artrópodes”. Esses jogos foram utilizados, em sala de aula, com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública de Viçosa/ Minas Gerais. Ao total, 140 alunos tiveram contato com os jogos. Para avaliar a contribuição do material desenvolvido na aprendizagem dos alunos foi aplicado um pré e um pós-teste sobre os assuntos abordados nos jogos. A análise dos testes permitiu confirmar a hipótese de que os jogos didáticos melhoram a compreensão dos conteúdos, pois houve um aumento médio de 36,4% de respostas certas nos pós-testes em relação ao pré-teste, em todas as turmas. Dos alunos avaliados, 93,6% afirmaram que apreciaram a metodologia utilizada e 98,4% gostariam que os professores, principalmente o de Ciências, utilizassem mais essa estratégia para complementar os conteúdos e tornar as aulas dinâmicas. Salienta-se que o tema “Artrópodes” ainda não tinha sido trabalhado com os alunos em sala de aula quando o “Pife sobre Artrópodes” jogo foi aplicado. Mesmo assim, os estudantes demonstraram muito interesse e, o fato de o jogo ser autoexplicativo permitiu sua efetiva utilização, servindo para introduzir o assunto para mesmos. A professora responsável pelas turmas comentou que os jogos elaborados atenderam a necessidade de se utilizar atividades diferenciadas em sala de aula e que, através deles, ela pode diversificar suas aulas tornando-as mais interessantes e atraentes para seus alunos. Adicionalmente, além de evidenciar que a utilização de jogos didáticos é viável nas áreas de Ciências e Biologia, as atividades do projeto foram importantes ainda no que diz respeito a formação do bolsista, pois o mesmo teve a oportunidade de ver como é o âmbito escolar em sua realidade e além disso contribuir para que as dificuldades sejam superadas, consolidando sua formação acadêmica. |