ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Faculdade Santa Marcelina |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Geografia |
Setor | Departamento de Geografia |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Douglas Soares Cirino |
Orientador | Aretusa Soares Cirino |
Título | Minimização do desperdício e preservação do patrimônio público |
Resumo | O presente trabalho visa destacar a importância da conscientização na redução do lixo e da preservação do patrimônio público em uma escola estadual na cidade de MURIAÉ-MG. Premiar com um passeio cultural a sala com o menor percentual de lixo, menor depredação do patrimônio escolar e implantar a coleta seletiva na escola. A justificativa para sua execução se dá frente a uma elevada quantidade de lixo produzido pelos alunos da escola em suas respectivas salas e de uma constante depredação do patrimônio público escolar. Diante disso, buscou-se a implantação de um projeto de educação ambiental que viesse fazer com que os alunos refletissem sobre a necessidade de cuidar do ambiente que o cerca. Para Fonseca (2001) a educação ambiental tem por objetivo ensinar regras para as relações do homem com o meio ambiente onde vivem. Para a sua execução empregou-se a metodologia qualitativa por meio da revisão bibliográfica e quantitativa por meio da coleta e análise dos dados. O projeto estruturou-se da seguinte forma: coleta diária do lixo e verificação dos objetos em sala de aula (carteiras e cadeiras quebradas ou rabiscadas e demais objetos da sala), com monitoramento realizado pela equipe gestora e auxiliares de serviços gerais. Uma vez coletados os dados foram plotados em gráficos e apresentados aos pais dos alunos e também uma exposição dos objetos descartados (lixo). Num segundo momento, os dados foram trabalhados na sala com os alunos de forma interdisciplinar. No terceiro momento foram apresentados os resultados finais a comunidade escolar com emprego de gráficos, estabelecendo uma comparação entre o turno vespertino e matutino no que diz respeito a carteiras e cadeiras rabiscadas, objetos quebrados e peso do lixo. Foi premiada a sala com menor quantitativo na produção de lixo e objetos deteriorados e trabalhado com os alunos a separação do lixo, implantando-se a coleta seletiva na escola. Foi possível verificar os seguintes resultados: o quantitativo do lixo, carteiras rabiscadas e objetos quebrados foram menores no turno vespertino quando comparado ao turno matutino, a sala vencedora foi o 6º ano e foi premiada com um passeio cultural. As possíveis explicações para um menor quantitativo no turno vespertino foram o número de alunos que é maior no turno matutino, a idade superior dos alunos do matutino comparados com a dos alunos do turno vespertino, além disso, percebeu-se um maior envolvimento dos alunos do turno vespertino em todas as etapas do projeto. Conclui-se que é importante a implantação de projetos de educação ambiental no espaço escolar, pois de acordo com Oliveira (2012, p.65) uma das atribuições mais relevantes da escola é justamente seu poder de influenciar e transformar a comunidade em que está inserida. Por fim destaca-se que ocorreu uma redução do lixo em todas as etapas do projeto e dos objetos quebrados e que o sucesso do projeto se deu devido ao envolvimento da comunidade escolar para a resolução da problemática. |
Palavras-chave | Educação Ambiental, Preservação do Patrimônio, Ambiente Escolar. |
Forma de apresentação..... | Painel |