Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8144

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Santa Marcelina
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Douglas Soares Cirino
Orientador Aretusa Soares Cirino
Título Minimização do desperdício e preservação do patrimônio público
Resumo O presente trabalho visa destacar a importância da conscientização na redução do lixo e da preservação do patrimônio público em uma escola estadual na cidade de MURIAÉ-MG. Premiar com um passeio cultural a sala com o menor percentual de lixo, menor depredação do patrimônio escolar e implantar a coleta seletiva na escola.
A justificativa para sua execução se dá frente a uma elevada quantidade de lixo produzido pelos alunos da escola em suas respectivas salas e de uma constante depredação do patrimônio público escolar. Diante disso, buscou-se a implantação de um projeto de educação ambiental que viesse fazer com que os alunos refletissem sobre a necessidade de cuidar do ambiente que o cerca. Para Fonseca (2001) a educação ambiental tem por objetivo ensinar regras para as relações do homem com o meio ambiente onde vivem.
Para a sua execução empregou-se a metodologia qualitativa por meio da revisão bibliográfica e quantitativa por meio da coleta e análise dos dados.
O projeto estruturou-se da seguinte forma: coleta diária do lixo e verificação dos objetos em sala de aula (carteiras e cadeiras quebradas ou rabiscadas e demais objetos da sala), com monitoramento realizado pela equipe gestora e auxiliares de serviços gerais. Uma vez coletados os dados foram plotados em gráficos e apresentados aos pais dos alunos e também uma exposição dos objetos descartados (lixo).
Num segundo momento, os dados foram trabalhados na sala com os alunos de forma interdisciplinar.
No terceiro momento foram apresentados os resultados finais a comunidade escolar com emprego de gráficos, estabelecendo uma comparação entre o turno vespertino e matutino no que diz respeito a carteiras e cadeiras rabiscadas, objetos quebrados e peso do lixo. Foi premiada a sala com menor quantitativo na produção de lixo e objetos deteriorados e trabalhado com os alunos a separação do lixo, implantando-se a coleta seletiva na escola.
Foi possível verificar os seguintes resultados: o quantitativo do lixo, carteiras rabiscadas e objetos quebrados foram menores no turno vespertino quando comparado ao turno matutino, a sala vencedora foi o 6º ano e foi premiada com um passeio cultural. As possíveis explicações para um menor quantitativo no turno vespertino foram o número de alunos que é maior no turno matutino, a idade superior dos alunos do matutino comparados com a dos alunos do turno vespertino, além disso, percebeu-se um maior envolvimento dos alunos do turno vespertino em todas as etapas do projeto.
Conclui-se que é importante a implantação de projetos de educação ambiental no espaço escolar, pois de acordo com Oliveira (2012, p.65) uma das atribuições mais relevantes da escola é justamente seu poder de influenciar e transformar a comunidade em que está inserida. Por fim destaca-se que ocorreu uma redução do lixo em todas as etapas do projeto e dos objetos quebrados e que o sucesso do projeto se deu devido ao envolvimento da comunidade escolar para a resolução da problemática.
Palavras-chave Educação Ambiental, Preservação do Patrimônio, Ambiente Escolar.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.