Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8134

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Cariolatto Yaly
Orientador HERCIA STAMPINI DUARTE MARTINO
Outros membros Bárbara Pereira da Silva, Luiza de Paula Dias Moreira, Maria Eliza de Castro Moreira, MARIA INES DANTAS BASTIANI, Mariana Grancieri
Título Formação de manipuladores de alimentos domiciliar e comercial, conforme as boas práticas de fabricação, para a promoção da segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda.
Resumo Segundo o CENSUS de 2014, as comunidades dos bairros Nova Viçosa e Posses, em Viçosa-MG possuem 4,5% da população economicamente ativa (PEA), com menor renda familiar (R$384,00/per capta) e elevada incidência de vulnerabilidade social (24,5%). A capacitação dos jovens e adultos que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, poderá contribuir para reduzir a situação de risco desta comunidade. O setor alimentício procura profissionais com conhecimento em Boas Práticas de Manipulação (BPM). Neste sentido para maior inserção no mercado torna-se necessário ações profissionalizantes nesta área. Além disto, o conhecimento dos direitos e dos deveres dos trabalhadores, bem como a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e o marketing pessoal ampliam a expertise e aptidão para o trabalho. O projeto de Formação de manipuladores de alimentos em parceria com a Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV), entidade sem fins lucrativos, visa capacitar jovens e adultos mantendo a atenção permanente na formação de valores, atitudes e habilidades, tanto para o mercado de trabalho como para melhorar a qualidade dos alimentos preparados e consumidos nos seus domicílios, promovendo a segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda. Foram aplicados questionários com as famílias dos Bairros Nova Viçosa e Posses e em estabelecimentos comerciais alimentícios de Viçosa-MG, para conhecer necessidades da comunidade e do mercado de trabalho. Foram recrutados jovens e adultos para o treinamento. Até o momento ocorreram 60 visitas domiciliares para a análise da realidade das famílias locais e 20 visitas em estabelecimentos comerciais, para levantar a necessidade da qualificação de mão de obra em Viçosa-MG. Estão participando do treinamento 22 indivíduos, na faixa etária de 15 a 40 anos de idade, sendo a maioria desempregado. Foram abordados os temas de gestão financeira, como elaborar um currículo e postura em entrevista de emprego, por meio de metodologias ativas, como roda de conversa, dinâmicas, oficinas, exposição dinamizada, entre outras técnicas facilitadoras do processo ensino aprendizagem. Conclui-se que, até o momento, o projeto tem promovido adesão de todos os participantes, com treinamentos focados nas suas necessidades e interesses.
Palavras-chave Capacitação de de jovens e adultos, Manipulação de alimentos, geração de emprego e renda.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.