Resumo |
Segundo o CENSUS de 2014, as comunidades dos bairros Nova Viçosa e Posses, em Viçosa-MG possuem 4,5% da população economicamente ativa (PEA), com menor renda familiar (R$384,00/per capta) e elevada incidência de vulnerabilidade social (24,5%). A capacitação dos jovens e adultos que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, poderá contribuir para reduzir a situação de risco desta comunidade. O setor alimentício procura profissionais com conhecimento em Boas Práticas de Manipulação (BPM). Neste sentido para maior inserção no mercado torna-se necessário ações profissionalizantes nesta área. Além disto, o conhecimento dos direitos e dos deveres dos trabalhadores, bem como a comunicação eficaz, o trabalho em equipe e o marketing pessoal ampliam a expertise e aptidão para o trabalho. O projeto de Formação de manipuladores de alimentos em parceria com a Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV), entidade sem fins lucrativos, visa capacitar jovens e adultos mantendo a atenção permanente na formação de valores, atitudes e habilidades, tanto para o mercado de trabalho como para melhorar a qualidade dos alimentos preparados e consumidos nos seus domicílios, promovendo a segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda. Foram aplicados questionários com as famílias dos Bairros Nova Viçosa e Posses e em estabelecimentos comerciais alimentícios de Viçosa-MG, para conhecer necessidades da comunidade e do mercado de trabalho. Foram recrutados jovens e adultos para o treinamento. Até o momento ocorreram 60 visitas domiciliares para a análise da realidade das famílias locais e 20 visitas em estabelecimentos comerciais, para levantar a necessidade da qualificação de mão de obra em Viçosa-MG. Estão participando do treinamento 22 indivíduos, na faixa etária de 15 a 40 anos de idade, sendo a maioria desempregado. Foram abordados os temas de gestão financeira, como elaborar um currículo e postura em entrevista de emprego, por meio de metodologias ativas, como roda de conversa, dinâmicas, oficinas, exposição dinamizada, entre outras técnicas facilitadoras do processo ensino aprendizagem. Conclui-se que, até o momento, o projeto tem promovido adesão de todos os participantes, com treinamentos focados nas suas necessidades e interesses. |