ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Letras |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Daianny Duque Portes |
Orientador | ELISA CRISTINA LOPES |
Título | Prática de leitura de textos literários na formação dos licenciandos em Língua Portuguesa e Literatura: experiência didática no Centro Estudantil Rebusca (Viçosa/MG) |
Resumo | As experiências pedagógicas centradas no diálogo entre teoria e prática, entre o fazer e o pensamento são fundamentais para a formação de qualidade dos alunos da Licenciatura em Letras, os futuros professores de Língua Portuguesa e Literatura. Uma das habilidades e competências de destaque destes profissionais é o exercício contínuo da leitura de textos em suas várias modalidades funcionais e artísticas. É consenso que a prática da leitura é uma ação que envolve todas as atividades sociais comuns aos seres humanos, tanto aquelas de implicações rotineiras, quanto aquelas que requerem elaborações mais complexas. É através do domínio da linguagem que os seres humanos se comunicam, se expressam e constroem-se como sujeitos. Segundo o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Língua Portuguesa o domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade lingüística, são condições de possibilidade de plena participação social (p. 19). Assim, garantir aos alunos o acesso aos saberes lingüísticos é, ainda, contribuir para o exercício da inserção social e da cidadania. Nesse contexto, o presente projeto objetivou ampliar e exercitar a prática de leitura de textos literários do aluno de Letras e incentivar a leitura de textos literários entre crianças de 8 e 11 anos, do Centro Estudantil Rebusca, através de intervenções didáticas planejadas pela graduanda. A criação de estratégias de leitura, considerando o texto em sua forma, conteúdo e imagem e a aplicação destas estratégias no espaço da sala de aula, promove o processo de ensino/aprendizagem da Literatura Infantil como base da formação do leitor. E assim, utilizando a Metodologia Participativa como eixo estruturante de todas as ações durante todo o período de um ano, os resultados alcançados pelo projeto exploraram as diversas possibilidades de compreensão e interpretação do discurso literário pelas crianças, bem como enfatizou a construção coletiva de sentido do texto, valorizando a capacidade de reflexão e o repertório cultural prévio dos mesmos. A utilização da coletânea “O Tesouro das Virtudes para crianças”, de três livros, organizada pela Ana Maria Machado, da Ed. Nova Fronteira, 1999, se fez essencial para o trabalho de leitura, análise e estudo com as crianças, pois a cada texto trabalhado elas se interessavam mais e mais e desta forma o resultado obtido não poderia ter sido mais positivo, elas apresentaram significativa melhora na leitura e escrita, refletindo essa melhora em outras atividades fora do espaço do projeto. Deste modo, mostraremos no Simpósio de Integração Acadêmica quais foram e o quão efetivas se fizeram as estratégias de leitura para melhoria e maior interesse dos alunos pelos textos literários. |
Palavras-chave | Leitura, prática, estratégias. |
Forma de apresentação..... | Painel |