Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8132

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Daianny Duque Portes
Orientador ELISA CRISTINA LOPES
Título Prática de leitura de textos literários na formação dos licenciandos em Língua Portuguesa e Literatura: experiência didática no Centro Estudantil Rebusca (Viçosa/MG)
Resumo As experiências pedagógicas centradas no diálogo entre teoria e prática, entre o fazer e o pensamento são fundamentais para a formação de qualidade dos alunos da Licenciatura em Letras, os futuros professores de Língua Portuguesa e Literatura. Uma das habilidades e competências de destaque destes profissionais é o exercício contínuo da leitura de textos em suas várias modalidades funcionais e artísticas.
É consenso que a prática da leitura é uma ação que envolve todas as atividades sociais comuns aos seres humanos, tanto aquelas de implicações rotineiras, quanto aquelas que requerem elaborações mais complexas. É através do domínio da linguagem que os seres humanos se comunicam, se expressam e constroem-se como sujeitos. Segundo o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Língua Portuguesa o domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade lingüística, são condições de possibilidade de plena participação social (p. 19). Assim, garantir aos alunos o acesso aos saberes lingüísticos é, ainda, contribuir para o exercício da inserção social e da cidadania.
Nesse contexto, o presente projeto objetivou ampliar e exercitar a prática de leitura de textos literários do aluno de Letras e incentivar a leitura de textos literários entre crianças de 8 e 11 anos, do Centro Estudantil Rebusca, através de intervenções didáticas planejadas pela graduanda.
A criação de estratégias de leitura, considerando o texto em sua forma, conteúdo e imagem e a aplicação destas estratégias no espaço da sala de aula, promove o processo de ensino/aprendizagem da Literatura Infantil como base da formação do leitor.
E assim, utilizando a Metodologia Participativa como eixo estruturante de todas as ações durante todo o período de um ano, os resultados alcançados pelo projeto exploraram as diversas possibilidades de compreensão e interpretação do discurso literário pelas crianças, bem como enfatizou a construção coletiva de sentido do texto, valorizando a capacidade de reflexão e o repertório cultural prévio dos mesmos.
A utilização da coletânea “O Tesouro das Virtudes para crianças”, de três livros, organizada pela Ana Maria Machado, da Ed. Nova Fronteira, 1999, se fez essencial para o trabalho de leitura, análise e estudo com as crianças, pois a cada texto trabalhado elas se interessavam mais e mais e desta forma o resultado obtido não poderia ter sido mais positivo, elas apresentaram significativa melhora na leitura e escrita, refletindo essa melhora em outras atividades fora do espaço do projeto.
Deste modo, mostraremos no Simpósio de Integração Acadêmica quais foram e o quão efetivas se fizeram as estratégias de leitura para melhoria e maior interesse dos alunos pelos textos literários.
Palavras-chave Leitura, prática, estratégias.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.