Resumo |
No Brasil, a maioria das rodovias pavimentadas é constituída de pavimentos com revestimento asfáltico. Os revestimentos asfálticos são formados por misturas de agregados minerais inertes e ligante asfáltico em proporções adequadas. Tais misturas necessitam de um rigoroso controle de dosagem, em vista da sensibilidade destas à variação do teor de ligante, o que justifica a importância da análise de métodos de dosagem. No presente trabalho, analisaram-se as propriedades mecânicas de misturas asfálticas a quente dosadas pelo método Superpave, partindo-se da premissa que, por promover a compactação por amassamento, ele se aproxima mais da realidade de compactação de campo do que o método tradicional que realiza compactação por impacto. Dessa maneira, tendo-se um rígido controle de dosagem, é obtida uma mistura de alta qualidade e uma previsão de seu comportamento mecânico em campo. Visando a garantia do uso de materiais adequados à mistura, os agregados e o ligante asfáltico foram devidamente caracterizados. Em sequência, foi feita a escolha da faixa granulométrica C, que é destinada a camadas de rolamento, conforme a norma ES 031 (DNIT, 2006). No que se refere à granulometria, foi empregado o método Rothfuchs para seleção das proporções dos agregados das três composições granulométricas distintas previstas pelo método Superpave. Em seguida, foi verificado se essas percentagens atendiam aos limites da faixa C e se estavam dentro dos pontos de controle do Superpave, de acordo com o tamanho máximo nominal do agregado. O ligante utilizado foi o CAP 50/70 e seguiu-se com a dosagem Superpave, sendo estudado o teor de 4,30%, moldando-se corpos de prova (CPs) nos quais foi aplicado um Nmáximo de 160 giros. A partir da análise das proposições recomendadas pela Strategic Highway Research Program (SHRP, 1994), foi selecionada a mistura de projeto. A composição granulométrica que atendeu a essas proposições foi a graúda, e o teor de projeto foi de 4,60%. Tal teor atendeu a exigência do Superpave, segundo a qual a mistura deve atingir um volume de vazios de 4% para um Nprojeto, que no presente trabalho foi de 100 giros. Posteriormente, foram moldados CPs no teor de projeto, nos quais foram executados ensaios mecânicos de tração por compressão diametral e de módulo de resiliência. No que tange aos resultados do ensaio de tração por compressão diametral, a média aritmética dos resultados dos corpos de prova ensaiados foi de 1,82 MPa. Tal resultado é bastante satisfatório, considerando-se que o mínimo exigido pela ES 031 (DNIT, 2006) é 0,65 MPa e que o resultado encontrado está bem acima desta exigência. Em relação aos resultados do ensaio de módulo de resiliência, o valor médio encontrado foi de 6284 MPa. Tal valor se encontra dentro da faixa de valores típicos de módulo de resiliência, de 2000 a 8000 MPa, para concretos asfálticos a 25OC, apresentados em literatura. Portanto, considerou-se o resultado satisfatório, por se enquadrar dentro dos valores usuais. |