Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8126

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Géssica Soares Pereira
Orientador HERALDO NUNES PITANGA
Outros membros Cassio Alberto Teoro do Carmo, Luis Eduardo Causado Mendoza, Paulo Roberto Borges, TACIANO OLIVEIRA DA SILVA
Título Propriedades mecânicas de misturas asfálticas dosadas pelo método Superpave
Resumo No Brasil, a maioria das rodovias pavimentadas é constituída de pavimentos com revestimento asfáltico. Os revestimentos asfálticos são formados por misturas de agregados minerais inertes e ligante asfáltico em proporções adequadas. Tais misturas necessitam de um rigoroso controle de dosagem, em vista da sensibilidade destas à variação do teor de ligante, o que justifica a importância da análise de métodos de dosagem. No presente trabalho, analisaram-se as propriedades mecânicas de misturas asfálticas a quente dosadas pelo método Superpave, partindo-se da premissa que, por promover a compactação por amassamento, ele se aproxima mais da realidade de compactação de campo do que o método tradicional que realiza compactação por impacto. Dessa maneira, tendo-se um rígido controle de dosagem, é obtida uma mistura de alta qualidade e uma previsão de seu comportamento mecânico em campo. Visando a garantia do uso de materiais adequados à mistura, os agregados e o ligante asfáltico foram devidamente caracterizados. Em sequência, foi feita a escolha da faixa granulométrica C, que é destinada a camadas de rolamento, conforme a norma ES 031 (DNIT, 2006). No que se refere à granulometria, foi empregado o método Rothfuchs para seleção das proporções dos agregados das três composições granulométricas distintas previstas pelo método Superpave. Em seguida, foi verificado se essas percentagens atendiam aos limites da faixa C e se estavam dentro dos pontos de controle do Superpave, de acordo com o tamanho máximo nominal do agregado. O ligante utilizado foi o CAP 50/70 e seguiu-se com a dosagem Superpave, sendo estudado o teor de 4,30%, moldando-se corpos de prova (CPs) nos quais foi aplicado um Nmáximo de 160 giros. A partir da análise das proposições recomendadas pela Strategic Highway Research Program (SHRP, 1994), foi selecionada a mistura de projeto. A composição granulométrica que atendeu a essas proposições foi a graúda, e o teor de projeto foi de 4,60%. Tal teor atendeu a exigência do Superpave, segundo a qual a mistura deve atingir um volume de vazios de 4% para um Nprojeto, que no presente trabalho foi de 100 giros. Posteriormente, foram moldados CPs no teor de projeto, nos quais foram executados ensaios mecânicos de tração por compressão diametral e de módulo de resiliência. No que tange aos resultados do ensaio de tração por compressão diametral, a média aritmética dos resultados dos corpos de prova ensaiados foi de 1,82 MPa. Tal resultado é bastante satisfatório, considerando-se que o mínimo exigido pela ES 031 (DNIT, 2006) é 0,65 MPa e que o resultado encontrado está bem acima desta exigência. Em relação aos resultados do ensaio de módulo de resiliência, o valor médio encontrado foi de 6284 MPa. Tal valor se encontra dentro da faixa de valores típicos de módulo de resiliência, de 2000 a 8000 MPa, para concretos asfálticos a 25OC, apresentados em literatura. Portanto, considerou-se o resultado satisfatório, por se enquadrar dentro dos valores usuais.
Palavras-chave Misturas asfálticas, Dosagem Superpave, Ensaios Mecânicos.
Forma de apresentação..... Painel
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