Resumo |
O presente estudo analisou os procedimentos e estratégias metodológicas utilizadas pelos professores no trato dos conteúdos nas aulas de Educação Física em escolas da rede pública da cidade de Viçosa, MG. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho qualitativo. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com 12 professores licenciados em Educação Física, sendo 91,6% graduados em universidades públicas federais e 8.4% graduados em instituições de ensino superior privadas, todos atuantes em escolas da rede pública de ensino localizadas na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Todos se formaram após o movimento renovador. Os resultados evidenciaram uma situação paradoxal na qual, apesar de ressaltarem a importância de se adotar uma abordagem metodológica, a grande maioria desses professores não adotam nenhum tipo de abordagem metodológica sistematizada no trato dos conteúdos em suas aulas. Com isso, ainda que os Cursos de Licenciatura em Educação Física se encontrem ancorados numa perspectiva crítica de ensino defendida pelo movimento renovador, parece manter-se um cenário que denota a dificuldade de se manter o equilíbrio entre inovação e tradição. Dentre as razões tal postura foram ressaltadas materiais pedagógicos e infraestrutura insuficientes para as aulas, a indisciplina e o desinteresse por parte de uma parcela considerável de alunos em participar das aulas. Este cenário revela, de forma inequívoca, um componente curricular que, do ponto de vista metodológico, encontra-se distante de atingir as finalidades que lhe são atribuídas pelos currículos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Conteúdo Básico comum e ainda a Base Curricular Comum Curricular, que se encontra em vias de ser implantada no ensino básico brasileiro. Diante do quadro analisado na presente investigação a necessidade da adoção de uma abordagem metodológica no trato dos conteúdos da Educação Física que tenha o potencial de estimular o aluno em todas as esferas de seu comportamento humano, sejam elas motora, cognitiva, afetiva e social e não somente a motora, como observa-se atualmente na maioria das aulas de Educação Física escolar. Sobretudo, cabe à Educação Física como componente curricular problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos que os alunos conferem às diferentes manifestações das diversas práticas corporais de movimento, não se limitando, apenas, a reproduzi-las, mas entendendo-as como produções historicamente construídas pelo homem. E isso só será possível a partir da adoção de abordagens metodológicas de perspectivas críticas de ensino. Dentre os caminhos para minimizar e mesmo reverter tal cenário é imprescindível o engajamento desses docentes em cursos de formação continuada na área da Educação e/ou Licenciatura em Educação Física. |