Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8115

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dança
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lara Souza Ferreira
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Título A influência da educação somática e do sistema laban no processo de improvisação em dança
Resumo O presente trabalho procura desenvolver um estudo que proporcione uma condição de experiência e criação em dança, partindo de uma proposta metodológica no ensino-aprendizagem com auxílio do Sistema Laban, entrelaçado as Práticas Somáticas, para o melhoramento da qualidade do movimento e do processo de improvisação em dança. Na tentativa de compreender os problemas que limitam este processo e o desenvolvimento do movimento expressivo em cada corpo, esta pesquisa pretende analisar a aplicação do Sistema Laban e dos elementos da educação somática no processo de improvisação e verificar a influência dessa interface no movimento expressivo dos participantes da pesquisa; assim como verificar a contribuição desses mesmos elementos no processo de improvisação, com intuito de desenvolvê-lo com qualidade e de maneira consciente. Para tanto será realizada uma pesquisa de natureza exploratória e participativa, sob uma abordagem crítico-dialético que proporcione a reflexão, a crítica e a ação com intuito de gerar mudanças e transformações no processo de improvisação em dança e na expressividade dos corpos. O estudo é composto por seis jovens e adolescentes, na faixa etária de 14 a 18 anos, do sexo feminino, que possuem domínio nas técnicas de balé clássico, dança moderna e a contemporânea. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFV e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a coleta de dados estão sendo aplicadas sessões de dança uma vez na semana, de uma hora e trinta minutos, na Comunidade Vida Abundante em Santos Dumont- MG; filmagens e um questionário IAADE (Instrumento de Acompanhamento da Aprendizagem em Dança Educativa) em todas as sessões. Os dados estão sendo tratados a partir de um método misto, tornando a pesquisa de carácter quantiqualitativo. Resultados parciais: foram aplicadas quatro sessões, nas quais foram trabalhadas - a respiração com o auxílio dos objetos (bola de pilates, bola de soprar e bolinha de massagem). A interferência dessas práticas tem possibilitado uma melhora na fluidez do movimento e na expressividade. Pela utilização dos elementos citados acima foi observado por meio das filmagens que no momento do processo de improvisação, várias partes do corpo que antes não eram percebidas estão sendo recrutadas, propiciando o conhecimento do próprio corpo e de suas tensões, intensificando assim o desenvolvimento da improvisação.
Palavras-chave consciência, movimento, improvisação
Forma de apresentação..... Painel
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