Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8101

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Josiane Aparecida Rodrigues Fialho
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Danilo Aniceto da Silva, Larissa Vieira de Freitas, Pedro Henrique Silva Costa, Túlio de Oliveira Gomes
Título Utilizando os jogos como uma estratégia lúdica para o ensino de química.
Resumo Os diretores, juntamente com os secretários e o corpo docente da E.E Alice Loureiro são especialmente comprometidos com a Educação e buscam promover excelentes oportunidades de aprendizagem para os alunos da escola, destacando a procura por novas estratégias de ensino para alcançarem esse objetivo. Para um sábado letivo foi programado e realizado pelos bolsistas do PIBID juntamente com a comunidade escolar um evento especial. O evento em questão foi uma gincana, que vem sendo promovida na escola, com sucesso, há vários anos, tendo como objetivo central proporcionar aos alunos aprendizagem de conteúdos das diversas disciplinas, noções de cidadania e desenvolvimento de diversas habilidades e competências através de diferentes atividades e jogos. A inserção da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem promove também o trabalho em equipe, princípios de solidariedade, cooperatividade e respeito às diferenças. Durante a gincana, ocorreram tarefas contemplando diferentes áreas de ensino, tais como artes, física, geografia e química. Os alunos da escola foram divididos em várias equipes e cada equipe era formada por alunos do 8ºano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A tarefa de química proposta foi realizada dentro de uma das salas de aula da escola, onde os membros das equipes deveriam realizar diversos jogos envolvendo conteúdos químicos. A tarefa de química constituía-se de um circuito de jogos e cada dupla, eleita pelos membros da equipe, dispunha de cinco minutos para jogarem. Vale ressaltar que não era a mesma dupla que realizava todo o circuito, em cada jogo a equipe deveria escolher uma dupla diferente, aumentando assim a participação dos alunos durante a gincana. O primeiro jogo foi realizado em um computador envolvendo diversos assuntos sobre ciências e química, o segundo jogo foi um Quiz onde as perguntas eram sobre química orgânica e estavam dentro de bexigas que eram estouradas pelos participantes, o terceiro jogo foi um tabuleiro de palavras cruzadas sobre funções inorgânicas, o quarto jogo consistia na montagem correta da tabela periódica com os elementos que foram entregues a cada dupla e o ultimo foi um jogo de memória envolvendo diversos conteúdos químicos. A equipe vencedora foi a que teve maior número de acertos na maioria dos jogos no menor tempo. O circuito foi finalizado após todas as equipes terem realizado todos os jogos e durou aproximadamente 40 min. O envolvimento dos alunos na tarefa foi total e durante toda a tarefa constatou-se entusiasmo, motivação e empenho das equipes para obterem um ótimo resultado. Considerando como requisitos básicos para aprendizagem a motivação e a atenção, a estratégia didática de se utilizar jogos mostra-se bastante eficiente para essa faixa etária. Vale destacar também a efetiva e entusiástica presença de toda a comunidade escolar no dia da gincana.
Palavras-chave Química, jogos, gincana
Forma de apresentação..... Painel
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