Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8093

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Parasitologia
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Daniel Peixoto Leal
Orientador TIAGO RICARDO MOREIRA
Outros membros ANDREIA PATRICIA GOMES, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Fernanda Almeida Lima Cardim, RODRIGO SIQUEIRA BATISTA
Título Plataforma virtual de aprendizagem: Auxilio na formação do estudante e integração dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa-MG.
Resumo Introdução: Na atual conjuntura do ensino em Parasitologia Humana, devido a inúmeros fatores como questões éticas em relação à estudo com material biológico, escassez de verba para compra de todos os materiais necessários para o ensino completo e aprofundado nesse tema, entre outras questões, são encontradas barreiras para o ensino dessa ciência. Devido a esse fato e, objetivando romper com essas barreiras, foi desenvolvido um projeto no laboratório de parasitologia humana em conjunto com discentes ligados à ciência da informação, com o objetivo de se apresentar uma nova plataforma online que pudesse ser utilizada, tanto no ambiente acadêmico como em casa, para aprendizagem continuada. Atividades Realizadas: Para desenvolvimento do conteúdo, foi realizada pesquisa ativa nos em alguns dos principais bancos de dados da literatura científica da área da saúde (PubMed, Bireme Lilacs, OMS, CDC) e nas principais referências de livro texto relacionados à parasitologia humana, como os livros do Mandell, Walter Tavares, entre outros. Após coletados os dados, foram então filtrados os conteúdos mais recentes e de maior impacto científico, sendo então compilados em um banco de dados próprio, revisados e, por fim, "subidos" para a plataforma online. Nessa plataforma foram incluídas lâminas de microscopia ótica apresentando os principais parasitas de importância humana, demonstrando suas características de cada fase de seu ciclo evolutivo, apresentação clínica, casos clínicos referentes a casa um e questões objetivas com o intuito de testar a aprendizagem após a leitura do conteúdo. Resultados: Até o presente momento, ainda não foi realizado o teste da nova plataforma em sala de aula, sendo a próxima etapa do projeto a ser desenvolvida. Entretanto, devido a falta de conteúdo online semelhante (os pouco que existem são muito superficiais e incompletos), acredita-se que o website será um excelente material complementar, como auxiliar na apresentação didática do tema pelo professor e como guia para orientação de estudo domiciliar.
Palavras-chave parasitologia, novas mídias, ensino
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,71 segundos.