Resumo |
O programa rede moinho circulação de Saberes e Fazeres foi criado em parceria com o Fórum Mineiro de Entidades Negras no ano de 2015. O programa objetiva contribuir com a ampliação de ações pedagógicas que fortaleçam processos educativos relacionados às questões socioambientais. Para o desenvolvimento de suas ações, o programa busca parcerias. Uma delas foi com o projeto de mestrado denominado “Diferentes olhares para os solos a partir da prática dos agricultores/as familiares”, que está sendo desenvolvido no município de São Miguel do Anta, MG. O projeto de mestrado envolve agricultores/as familiares do município residente da comunidade da Capivara. O projeto objetiva identificar e compreender a percepção dos agricultores/as familiares a respeito dos serviços ambientais relacionados aos solos. A metodologia do projeto seguiu os princípios da pesquisa-ação. As pesquisadoras utilizaram a observação participante a partir de vivências nas propriedades. Nas vivências as pesquisadoras passaram um dia na casa de cada família, acompanhando a rotina, observando e conversando sobre a propriedade, as práticas de manejo e demais temas que foram surgindo. Durante as vivências foram construídos os mapas difuso. A construção do mapa parte de uma pergunta geradora, que permite explicitar os fatores ou elementos que irão compor o mapa e que se relaciona com os serviços ecossistêmicos. Uma bolsista do programa Moinho participou de todas as vivências, auxiliando nas relatorias e na construção¬¬¬ dos mapas. No total participaram da pesquisa 18 agricultores/as. Os agricultores/as apontaram vários serviços ecossistêmicos (benefícios) relacionados aos solos, entendidos de forma mais ampla como terra. A ciclagem de nutrientes é um destes benefícios, como pode-se observar nas seguintes fala “jogo as cascas das frutas para os porcos, as abóboras velhas, que depois viram esterco” para melhorar a qualidade do solo; “O mato a gente capina e deixa secar e depois coloca na horta”, o que também ajuda na ciclagem de nutrientes. Em relação a regulação dos ciclos hidrológicos os/as agricultores/as relacionam o ciclo da água às práticas que ajudem a manter a umidade dos solos. Segundo eles/as: “A terra guarda a água, filtra a água”; “A gente tem árvores perto das nascentes para proteger e ajudar a segurar a água na terra”. O solo (ou a terra) “...é importante para plantar, para construir, para morar”. Entretanto, os benefícios dos solos, estão para além das questões relacionadas à produção e ou moradia, para os agricultores/as a terra é sinônimo de vida, “a terra para mim é tudo é meu porto seguro”; “a terra é tudo, “a terra é vida”. As metodologias participativas facilitaram o diálogo reflexão sobre a importância da conservação dos solos e da preservação dos serviços ecossistêmicos. Além disso, as metodologias participativas fortalecem os processos educativos relacionados as questões socioambientais do projeto moinho. |