Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8090

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Outros
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Marjorie Carissimo Sales
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Aniely Ferreira de Souza, Anny Chrystie Basilio Expedito, Gislaine da Silva Oliveira, Mariana de Paula Oliveira
Título Projeto PET Escolas
Resumo O consumo familiar de bens ou serviços e o planejamento financeiro perpassam diretamente pelo acesso de informações e conhecimentos necessários que poderão auxiliar no processo decisório que poderão levá-los ao empoderamento individual ou coletivo, para a ação de consumir. O processo de administrar e planejar os gastos dos recursos familiares e individuais, além de compreender quais são as reais necessidades de aquisição, não tem sido uma tarefa fácil, pois alguns fatores estão presentes ou são determinantes, mesmo que implicitamente, durante o processo de decisão ou aquisição de produtos ou serviços e um deles é a informação. Portanto, o PET Escolas objetivou observar e compreender aspectos envoltos ao consumo familiar e ao processo de planejamento financeiro, para a partir deste olhar, promover métodos mais sistematizados para aquisição de produtos e aprimoramento da educação financeira. Para tanto, deve-se levar as características intrínsecas de cada família ou indivíduo, além de contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica e espírito crítico dos alunos envolvidos. Além disso, o projeto buscou motivar uma atuação mais cidadã dos envolvidos, seja pela qualidade da formação profissional, quanto da compreensão mais aprofundada de seu papel social para mudar a realidade vivida no âmbito das famílias. Logo, foi promovido rodas de conversa, oficinas, cursos, palestras e gincanas que envolveram alunos(as) do ensino médio, integrantes de escolas estaduais e municipais da cidade de Viçosa, Minas Gerais e suas respectivas famílias. O resultado demonstrou que, as atividades desenvolvidas aumentou a habilidade dos participantes para vivenciar a educação financeira familiar e individual, adequando assim a lista de compras com os recursos financeiros disponíveis às famílias, levando-se em consideração as necessidades e desejos que envolvem os diferentes ciclos familiares, além de produzir uma visão mais crítica nos discentes envolvidos sobre a importância e necessidade contínua de tratar a educação financeira como conhecimento base que deve ser construído desde a formação escolar dos indivíduos, refletindo positivamente em suas respectivas famílias.
Palavras-chave Educação fiananceira, compras, família
Forma de apresentação..... Painel
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