Resumo |
O consumo familiar de bens ou serviços e o planejamento financeiro perpassam diretamente pelo acesso de informações e conhecimentos necessários que poderão auxiliar no processo decisório que poderão levá-los ao empoderamento individual ou coletivo, para a ação de consumir. O processo de administrar e planejar os gastos dos recursos familiares e individuais, além de compreender quais são as reais necessidades de aquisição, não tem sido uma tarefa fácil, pois alguns fatores estão presentes ou são determinantes, mesmo que implicitamente, durante o processo de decisão ou aquisição de produtos ou serviços e um deles é a informação. Portanto, o PET Escolas objetivou observar e compreender aspectos envoltos ao consumo familiar e ao processo de planejamento financeiro, para a partir deste olhar, promover métodos mais sistematizados para aquisição de produtos e aprimoramento da educação financeira. Para tanto, deve-se levar as características intrínsecas de cada família ou indivíduo, além de contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica e espírito crítico dos alunos envolvidos. Além disso, o projeto buscou motivar uma atuação mais cidadã dos envolvidos, seja pela qualidade da formação profissional, quanto da compreensão mais aprofundada de seu papel social para mudar a realidade vivida no âmbito das famílias. Logo, foi promovido rodas de conversa, oficinas, cursos, palestras e gincanas que envolveram alunos(as) do ensino médio, integrantes de escolas estaduais e municipais da cidade de Viçosa, Minas Gerais e suas respectivas famílias. O resultado demonstrou que, as atividades desenvolvidas aumentou a habilidade dos participantes para vivenciar a educação financeira familiar e individual, adequando assim a lista de compras com os recursos financeiros disponíveis às famílias, levando-se em consideração as necessidades e desejos que envolvem os diferentes ciclos familiares, além de produzir uma visão mais crítica nos discentes envolvidos sobre a importância e necessidade contínua de tratar a educação financeira como conhecimento base que deve ser construído desde a formação escolar dos indivíduos, refletindo positivamente em suas respectivas famílias. |