Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8087

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Thaís dos Santos Pinheiro
Orientador MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO
Outros membros ANDREIA GUERRA SIMAN, CAMILO AMARO DE CARVALHO
Título Administração correta de medicamentos: alcançando práticas seguras em um serviço de emergência
Resumo Introdução: a segurança do paciente é definida pelo Ministério da Saúde como redução dos riscos de danos desnecessários a um mínimo aceitável. Através da Portaria n° 529/2013, instituiu-se o Programa Nacional de Segurança do Paciente com elaboração de seis protocolos, sendo o foco deste estudo a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. O serviço de emergência hospitalar destaca-se por ser um setor caracterizado por superlotação, alta rotatividade de pacientes e escassez de profissionais que podem incitar a ocorrência de eventos adversos que são erros humanos que resultam em danos a saúde. Essas condições associam-se a falhas no processo de administração de medicamentos sejam por interações medicamentosas, reações adversas ou alérgicas e erro de medicação. Objetivos: avaliar as ações realizadas pela equipe de enfermagem para alcançar a meta de segurança de administração correta de medicamentos nos pacientes de um serviço de emergência em um hospital de ensino. Metodologia: trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 17 profissionais da equipe de enfermagem de um município da Zona da Mata de Minas Gerais, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado e observação do tipo não participante. A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 2016 a março de 2017. Adotou-se a Análise do Conteúdo para o tratamento dos dados. Resultados: delinearam-se três categorias, sendo a primeira intitulada “Ações para a correta administração de medicamentos”, com relatos sobre quais ações eram praticadas acerca da administração de medicamentos: Olho qual a medicação, a dosagem, qual paciente, em qual via e...é, tudo basicamente o que fiz é isso, identifica o paciente, medicação, via, dose. (TE5). A segunda categoria encontrada foi: “Dificuldades e barreiras enfrentadas pela equipe de enfermagem acerca da administração correta de medicamentos” e enfatiza quais são as barreiras enfrentadas pela equipe: Se for uma medicação que eu não conheça [...] a gente vai aprendendo na rotina do ambulatório até na rotina é...vai conhecendo, mas sempre aparece novidade (E2). A terceira intitulada: “A educação permanente como estratégia para transformação da prática” abrangendo a temática sobre existência de treinamentos na instituição: Existe, é... educação continuada. Sempre tem... é, de tempo em tempo tem e ai eles falam: ó, mesmo que a gente já saiba. Eles falam que tem que tá repassando pra tá relembrando né [...]. (TE12). Conclusões: a administração de medicamentos é um processo dinâmico e a última etapa para se evitar erros. Os relatos reforçam conhecimento fragmentado da equipe perante o que é preconizado no Brasil. Além disso, destaca-se a importância da educação permanente para promoção da troca de saberes atuando como transformadora da realidade vivenciada.
Palavras-chave Segurança do paciente, Enfermagem, Erros de medicação
Forma de apresentação..... Painel
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