Resumo |
Abordagens contextualizadas e investigativas vêm se tornando mais comuns no ensino de química, uma vez que professores vão se dando conta de que esta ciência se apoia em fenômenos reais e que apresentar o conteúdo de forma abstrata não facilita a aprendizagem para os alunos. A organização dos compostos inorgânicos em funções conforme suas propriedades químicas e formulações facilita a organização dos conteúdos. Mas, nem sempre os estudantes compreendem a relevância e o real significado desses conceitos, principalmente se o ensino se concentra apenas em fórmulas e nomenclaturas. Este trabalho descreve uma experiência didática desenvolvida na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torras na cidade de Viçosa - MG por bolsistas do PIBID-Química da UFV. As atividades foram realizadas com todas as turmas do nono ano do ensino fundamental e tiveram como objetivo a identificação de ácidos e hidróxidos através de experimentos realizados pelos próprios alunos. Antes da realização da prática foi discutido com os alunos o que eram ácidos e hidróxidos e a escala de pH. A sala de aula foi dividida em grupos de 5 alunos e, para cada grupo foram disponibilizadas 5 amostras numeradas e não identificadas (soluções aquosas aproximadamente 0,01 mol/L de ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido acético, hidróxido de sódio e hidróxido de magnésio) e fitas de indicador de pH universal. Cada grupo recebeu, ainda, uma tabela onde para cada amostra foi previamente colado um papel tornassol vermelho e um azul e uma coluna para anotarem o valor do pH encontrado para cada solução. Os alunos foram orientados a pingar com um conta-gotas cada amostra nos papeis tornassol e medir o pH da solução com as fitas de indicador de pH universal. Em seguida, os alunos organizaram os dados obtidos na tabela e, por meio de comparações, identificaram quais amostras eram ácidos e quais eram hidróxidos. Em sequência, foi solicitado que explicassem as cores observadas nos papeis tornassol, em cada caso. As amostras foram trocadas de ordem entre os grupos para que se evitassem cópias. Após a realização do experimento, por meio de uma roda de conversa, os alunos discutiram os resultados e, com a ajuda dos bolsistas, chegaram a um consenso sobre os conceitos de acidez, basicidade e de como identificar amostras de ácidos e hidróxidos, relacionando o experimento com as fórmulas e nomes das substâncias. Além disso, foram feitos comentários sobre a presença de ácidos e hidróxidos no cotidiano e as suas aplicações como o controle da acidez estomacal, e a presença dessas substâncias em refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene, cosméticos, entre outros. Os relatórios produzidos pelos alunos foram analisados pelos bolsistas e o resultado obtido foi significativo uma vez que a participação dos alunos foi efetiva e a maioria dos grupos conseguiu chegar às respostas desejadas. |