Resumo |
Introdução: O trabalho interdisciplinar constitui-se mola propulsora para explorar e dar respostas aos problemas de saúde da população. Neste contexto insere-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde GraduaSUS(PETGraduaSUS), criado pelo Ministério da Saúde junto ao Ministério da Educação, o qual almeja o efetivo trabalho interdisciplinar com vistas à integração ensino-serviço-comunidade, gerando estratégias de indução a mudanças curriculares nos cursos de graduação na área da saúde, experiência esta dotada de inúmeros desafios. Objetivo: Relatar os desafios e potencialidades da experiência da interdisciplinaridade no PETGraduaSUS sob a perspectiva de discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. Descrição das principais ações: O PETGraduaSUS teve início no mês de maio de 2016 envolvendo os cursos de educação física, enfermagem, nutrição, medicina e medicina veterinária. As atividades iniciaram-se com a realização da reunião para a apresentação do Programa, das atividades a serem realizadas e do papel de cada indivíduo e curso, visando o cumprimento das metas deste programa. A inserção dos discentes no campo prático se deu após a realização de três oficinas, planejadas de modo interdisciplinar. No segundo semestre de 2016 foram realizadas reuniões, com temáticas de interesse para a inserção no campo. Sucedeu-se então o período de ambiência, caracterizando-se pelas visitas das equipes de trabalho às unidades de saúde vinculadas ao Programa, sendo posteriormente os participantes divididos em três grupos, para facilitar o diálogo, planejamento e execução de ações nas unidades de saúde. Resultados alcançados: Durante os debates, discussões e reuniões sobre as ações de todos os discentes inscritos no programa a interdisciplinaridade foi amplamente abordada, porém evidenciou-se um distanciamento dessa proposta após a divisão em subgrupos, havendo uma ruptura teórico-prática no momento em que houve a imersão nos cenários, reiterando o desafio posto da concretização da interdisciplinaridade nas práticas de saúde. Acredita-se, a partir das experiências vivenciadas pela Enfermagem, que a dificuldade maior reside em integrar de fato os conhecimentos na atenção à saúde, o que reforça a necessidade de iniciativas como a do PETGraduaSUS. Conclusão: As dificuldades vivenciadas pelos discentes de Enfermagem na vivência interdisciplinar somente podem ser aqui refletidas porque existiu a real necessidade de diálogo entre diferentes atores, saberes e práticas que compõem o trabalho em saúde. Acredita-se que, ao encontrar os limites impostos nesse campo, os atores neles envolvidos são motivados a superá-los, de modo a construir não somente práticas mais integradas, mas também ampliar esse diálogo para o campo do ensino, de modo a propor mudanças na forma de se pensar e estruturar a formação em saúde. |