Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8069

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maiane da Silva Fernandes
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Fernanda Luciana Moreira Barbosa, Franciele Carolina Amâncio, João Vitor Andrade, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título Desafios e potencialidades experienciados pela Enfermagem no PET GraduaSUS: um enfoque para o trabalho interdisciplinar.
Resumo Introdução: O trabalho interdisciplinar constitui-se mola propulsora para explorar e dar respostas aos problemas de saúde da população. Neste contexto insere-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde GraduaSUS(PETGraduaSUS), criado pelo Ministério da Saúde junto ao Ministério da Educação, o qual almeja o efetivo trabalho interdisciplinar com vistas à integração ensino-serviço-comunidade, gerando estratégias de indução a mudanças curriculares nos cursos de graduação na área da saúde, experiência esta dotada de inúmeros desafios. Objetivo: Relatar os desafios e potencialidades da experiência da interdisciplinaridade no PETGraduaSUS sob a perspectiva de discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. Descrição das principais ações: O PETGraduaSUS teve início no mês de maio de 2016 envolvendo os cursos de educação física, enfermagem, nutrição, medicina e medicina veterinária. As atividades iniciaram-se com a realização da reunião para a apresentação do Programa, das atividades a serem realizadas e do papel de cada indivíduo e curso, visando o cumprimento das metas deste programa. A inserção dos discentes no campo prático se deu após a realização de três oficinas, planejadas de modo interdisciplinar. No segundo semestre de 2016 foram realizadas reuniões, com temáticas de interesse para a inserção no campo. Sucedeu-se então o período de ambiência, caracterizando-se pelas visitas das equipes de trabalho às unidades de saúde vinculadas ao Programa, sendo posteriormente os participantes divididos em três grupos, para facilitar o diálogo, planejamento e execução de ações nas unidades de saúde. Resultados alcançados: Durante os debates, discussões e reuniões sobre as ações de todos os discentes inscritos no programa a interdisciplinaridade foi amplamente abordada, porém evidenciou-se um distanciamento dessa proposta após a divisão em subgrupos, havendo uma ruptura teórico-prática no momento em que houve a imersão nos cenários, reiterando o desafio posto da concretização da interdisciplinaridade nas práticas de saúde. Acredita-se, a partir das experiências vivenciadas pela Enfermagem, que a dificuldade maior reside em integrar de fato os conhecimentos na atenção à saúde, o que reforça a necessidade de iniciativas como a do PETGraduaSUS. Conclusão: As dificuldades vivenciadas pelos discentes de Enfermagem na vivência interdisciplinar somente podem ser aqui refletidas porque existiu a real necessidade de diálogo entre diferentes atores, saberes e práticas que compõem o trabalho em saúde. Acredita-se que, ao encontrar os limites impostos nesse campo, os atores neles envolvidos são motivados a superá-los, de modo a construir não somente práticas mais integradas, mas também ampliar esse diálogo para o campo do ensino, de modo a propor mudanças na forma de se pensar e estruturar a formação em saúde.
Palavras-chave Interdisciplinar, PETGraduaSUS, Enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
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