Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8067

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Juliana da Cruz Silva
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Cíntia Maria de Paula, Janaína da Cruz Silva, Lucilene Rosa Caetano, Thaís Mara Machado, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Humanizar no Ambiente Hospitalar por meio de Ações junto às Crianças Internadas e suas Famílias
Resumo O Projeto Brinquedoteca Hospitalar promove atividades lúdicas junto às crianças internadas no Hospital São Sebastião, no espaço da brinquedoteca e nos leitos/pediatria, visando contribuir com o processo de recuperação da criança e minimizando o sofrimento causado durante a internação. A atividade principal do projeto é de promover o direito da criança de Brincar, mesmo que seja durante uma situação internação. Como parte dessa proposta, objetivamos desenvolver um trabalho junto aos acompanhantes das crianças para oferecer apoio afetivo e consequentemente contribuir para a compreensão das necessidades da criança no momento em que vivem uma situação de stress emocional e mudança de rotina cotidiana. As ações desenvolvidas até o momento foram: reorganização do espaço da Brinquedoteca, favorecendo o atendimento das crianças internadas e suas famílias. Com a reorganização do espaço favorecemos o atendimento das crianças internadas e suas famílias, fazendo dessas crianças elementos ativos dentro do processo de recuperação de suas enfermidades, além de contribuir para redução do sofrimento da criança em situação de internação. Foram organizados círculos de discussões abordando os principais questionamentos das famílias em relação às enfermidades infantis mais comuns. Foram promovidas atividades lúdicas para que as famílias interagissem com a criança internada no espaço da brinquedoteca. O grupo do projeto teve a oportunidade de estabelecer um diálogo livre e compreensível, transmitindo apoio e carinho, e contribuindo para o enfrentamento da situação adversa ao qual a criança e a família estavam passando. Foram realizadas pesquisas teóricas sobre saúde, higiene e alimentação para elaboração de folders e cartilhas na Unidade Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Humano e Social (UNIEDHS) onde o projeto realiza pesquisas e constrói material teórico a respeito da temática, bem como da própria história e trabalho desenvolvido na brinquedoteca HSS. Realizamos atendimento no espaço da brinquedoteca, oferecendo atividades lúdicas para as crianças internadas e seus acompanhantes. A avaliação das atividades desenvolvidas no projeto foi realizada através das informações obtidas junto às crianças e famílias por meio de conversa informal, reconhecendo nas expressões e falas dos sujeitos, a importância do espaço e do projeto para a superação da situação traumática. Acreditamos que as ações do projeto atendem às necessidades das famílias durante esse momento de dor e angustia pelo adoecimento da criança. Além disso é possível conscientizar as famílias sobre os cuidados necessários com a criança hospitalizada, o que repercute em sua recuperação e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida e saúde de ambas. Assim, o projeto em questão tem colaborado para o aprimoramento da humanização hospitalar no atendimento às crianças e famílias atendidas no Hospital São Sebastião de Viçosa/MG.
Palavras-chave Educação, saúde, Ludicidade.
Forma de apresentação..... Oral
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