Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8066

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia Geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natalia Lelis Bittencourt
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Ágatha Gomes Antunes, Andréa Cristina Pimentel De Carvalho, Maraisa Machado Maia, Stella Bicalho Silva
Título Aulas extra turno para o Ensino Médio do ESEDRAT: relato de experiência da atuação do PIBID Biologia
Resumo As aulas no extra turno vem sendo pensadas e estruturadas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) da Biologia como uma complementação das atividades escolares, dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT). O extra turno foi elaborado considerando a importância do ensino da Biologia ser desenvolvido de forma inovadora e motivadora, envolvendo os estudantes em atividades investigativas. A proposição de uso do Prédio das Licenciaturas da UFV, para as aulas, teve como motivação o estimulo dos estudantes de Ensino Médio, de escola pública, na continuidade dos estudos, vislumbrando o ensino superior como possibilidade. Essas aulas tem com objetivo promover a integração entre os três anos do Ensino Médio, bem como favorecer o aprendizado da Biologia. Sabendo da importância de revisar e aprender novos conteúdos, as aulas do extra turno foram abertas para todos os alunos de todo Ensino Médio do ESEDRAT. As turmas foram propostas com um número máximo de vinte alunos, garantindo um melhor aproveitamento das aulas e um maior contato professoras-alunos, sendo as vagas sorteadas na escola, a partir do interesse dos estudantes em participar. O extra turno teve início em maio de 2016, com duas turmas iniciais, cada turma com dez alunos. Para tal, foram elaboradas e desenvolvidas aulas utilizando diferentes estratégias didáticas, de forma a proporcionar novos conhecimentos aos alunos ou dar ênfase em conteúdos trabalhados em sala de aula de forma diferenciada e didática. A elaboração das aulas contou com um planejamento prévio e estruturação de uma sequência didática, utilizando jogos, visitas aos museus da UFV, desenhos, construção de modelos, aulas práticas e trilha interpretativa na Mata da Biologia. As aulas foram ministradas pelas bolsistas do PIBID, as terças-feiras à tarde, com duração de uma hora e meia. A pedido dos alunos, no ano de 2017 houve a continuidade das aulas. Ao longo deste semestre foram realizadas treze aulas. Os temas trabalhados foram: extração de DNA, corpo humano, Biologia Vegetal, Paleontologia entre outros. O número de alunos interessados nos 2º e 3º anos atingiu o número máximo da turma (20). Alguns deles são alunos desde 2016 afirmando o envolvimento destes com as aulas extra turno. Outros aspectos importantes verificados foram a aproximação entre os alunos de séries diferentes, uma vez que na escola muitas vezes esse contato é dificultado pelo grande número de alunos por sala, e entre os estudantes com o conteúdo da Biologia ministrado. A proposta para o segundo semestre de 2017 é montar mais duas turmas de aulas do extra turno, com vinte alunos em cada turma, uma vez que a demanda de alunos interessados cresce a cada semestre.
Palavras-chave extra turno, PIBID, ensino-aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.