Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8061

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FUNARBE
Primeiro autor Bárbara Pereira da Silva
Orientador RITA DE CASSIA GONCALVES ALFENAS
Outros membros Alessandra da Silva, Ana Paula Silva Caldas, Daniela Mayumi Usuda Prado Rocha, Priscila Vaz de Melo Ribeiro
Título Efeito do consumo agudo de farinhas de chia (Salvia hispânica L.), maracujá (Passiflora edulis) e yacon (Smallanthus sonchifolius) sobre a sensação subjetiva de apetite e ingestão alimentar de indivíduos saudáveis
Resumo Introdução: No mundo, estima-se que 600 milhões de adultos são obesos. Mudanças no comportamento alimentar são estratégias para prevenção e manejo da obesidade. Nesse sentido, estudos epidemiológicos demonstraram que o consumo de fibras alimentares atua na regulação da ingestão alimentar e do controle do peso corporal. Objetivo: Avaliar o efeito do consumo agudo de farinhas de chia (Salvia hispânica L.), maracujá (Passiflora edulis) e yacon (Smallanthus sonchifolius) sobre as sensações subjetivas de apetite e a ingestão alimentar de indivíduos saudáveis. Metodologia: Trata-se de um estudo agudo, simples cego, randomizado, cruzado. Participaram do estudo adultos saudáveis, eutróficos (18,5 – 24,9 kg/m2) e com percentual de gordura corporal de 20 a 30% para mulheres e 12 a 20% para homens. Os voluntários compareceram ao laboratório, após jejum (10-12 h), em 4 ocasiões não consecutivas. Em cada ocasião, foram oferecidas uma das três bebidas teste ou controle (sem farinha), similares em calorias e macronutrientes, contendo 51 g de carboidrato disponível. As bebidas teste foram adicionadas de farinha de chia (10 g), maracujá (9 g) ou yacon (21 g). Após 60 minutos da ingestão da bebida, foi oferecida uma carga de 25 g de glicose. As sensações subjetivas do apetite foram mensuradas por meio da escala visual analógica de 10 cm. A escala foi respondida imediatamente antes (jejum) e após 15 minutos do consumo da bebida; e sequencialmente antes e após 30, 60, 90 e 120 minutos do consumo da carga de glicose. Após cada dia de teste, os voluntários registraram todos os alimentos e bebidas consumidas em vida livre nas 24h subsequentes. O consumo alimentar habitual foi estimado por meio do QFCA semi-quantitativo. A normalidade dos dados foi avaliada com o teste de Shapiro-Wilk, e os dados expressos como média ± EP. O teste ANOVA de medidas repetidas de dois fatores, seguido do poshoc de Bonferroni, foi utilizado para testar diferenças na escala de apetite pós-prandial. O teste de ANOVA de medias repetidas um fator foi utilizado para comparar o consumo alimentar (calorias, macronutrientes e fibra) habitual e o consumo após as intervenções com as bebidas. Para as análises estatísticas foi adotado α ≤ 0,05. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética local (CAAE: 67962617.3.0000.5153). Resultados: Quinze (14 mulheres e 1 homem) voluntários (24,87 ± 0,71 anos) com glicemia de 87,88 ± 1,21 mg/dL, IMC de 21,06 ± 0,28 kg/m2 e percentual de gordura corporal de 23,23 ± 1,19 % participaram do estudo. As sensações subjetivas de apetite e consumo alimentar não foram afetados durante o estudo. Conclusão: O consumo agudo de farinhas de chia (10 g), maracujá (9 g) e yacon (21 g) não interferiu no apetite e consumo alimentar em indivíduos saudáveis, eutróficos, euglicêmicos. No entanto, mais estudos são necessários para investigação dos efeitos a longo prazo. Apoio financeiro: CNPq, CAPES, FUNARBE, Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da UFV.
Palavras-chave Sensação subjetiva de apetite, ingestão alimentar, fibra alimentar
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.