Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8060

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lorena Oliveira Vieira
Orientador VANESSA LANA
Outros membros FLAVIANE LUCIA PEREIRA LEITE
Título Os símbolos das linguagens artísticas do Congado de Paula Cândido
Resumo O presente projeto tem como objetivo investigar as linguagens artísticas do grupo de Congado Antônio Coelho da cidade de Paula Cândido-MG.
O congado é uma celebração tradicional amplamente difundida no estado de Minas Gerais, caracterizada por sua riqueza de elementos culturais. Neste projeto, serão analisadas a forma de comunicação artísticas envolvidas na apresentação do grupo de congado. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi escolhido o grupo de Congado Antônio Coelho da cidade de Paula Cândido-MG, situada a aproximadamente 24km de Viçosa, escolha que deve-se à sua tradição - o grupo apresenta-se na festa de Nossa Senhora do Rosário desde 1853 - e por ter desenvolvido características que o diferenciam dos demais grupos da região, instigando uma análise do processo de memória coletiva e identidade do grupo.
Para que se pense a respeito dessa tradição, optou-se por analisar a construção da indumentária, do canto e da dança, tendo em vista que esses são os aspectos que formam o conjunto da apresentação do congado. A indumentária utilizada pelos participantes do grupo de congado Antônio Coelho destaca-se por serem confeccionadas com diversas cores e acessórios de diferentes aspectos e materiais, diferenciando-se assim de outros grupos de congado da região, os quais possuem maior unidade de cores e formas. A escolha por analisar também suas músicas, embaixadas – que são como poemas recitados em eventos oficiais – e toda sua composição se dá por ser algo particular do congado e trazer consigo a cultura negra de matriz africana, expressa nas palavras de origem e nos ritmos. Outro símbolo desse grupo é a dança, que envolve todos os participantes e não se restringe a movimentos ensaiados, ela se apresenta como uma expressão corporal diante da música que é tocada, envolvendo espadas e toda uma coreografia que circunda os participantes principais e marca pontos importantes da festa, como a saída e entrada nas igrejas e a procissão pelas ruas.
Como resultado dessa análise, será desenvolvido um encontro de saberes populares e acadêmicos, que possibilitará a criação de uma exposição envolvendo essas linguagens verbais e visuais da tradição, de forma a mostrar pontos de reflexão possibilitados pelo estudo e pelas trocas de informações.
A exposição será realizada na cidade de Paula Cândido, incentivando principalmente a participação de escolas. Desta forma, será reforçada para a comunidade a importância de seu patrimônio, e repassado o aprendizado sobre as linguagens utilizadas para a comunicação do grupo de congado e possibilitando o diálogo com os participantes. Pretende-se com isso desenvolver uma análise crítica nos cidadãos, conscientizando-os da importância de seu patrimônio e de sua preservação
Palavras-chave Congado, símbolo, cultura
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.