Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8058

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geiziele de Oliveira Silva
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Camila Olídia Teixeira Oliveira, Janine Souza Wolff, Laís Barbosa Fialho, Victor Monteiro Zetum
Título Uma análise de percepções: A experiência de padrinhos e afilhados (as) do projeto Universitário Por Um Dia
Resumo Um objeto de vários estudos tem sido a transição de estudantes do ensino médio para a universidade. Muitos estudantes ingressam no ensino superior sem saber ao certo a realidade da carreira escolhida e da vida universitária e essas expectativas tem determinada atuação no desenvolvimento da adaptação às universidades, a desarmonia entre as expectativas e a realidade pode causar no estudante interrogações quanto à sua decisão. Para quem almeja ingressar no ensino superior é essencial, para a passagem do nível médio para o superior, bem como para a adaptação nesta nova realidade, possuir informações básicas em quantidade e qualidade sobre o curso e a instituição a qual está se integrando, visto que, a falta das mesmas podem ter impactos negativos. Com base nessas informações é necessário avaliar o impacto de um projeto que se preocupa em aproximar as realidades dos estudantes do Ensino Médio com o meio universitário. Visa-se com o presente trabalho conhecer a experiência dos padrinhos e afilhados dentro do projeto Universitário Por Um Dia. Esse projeto é uma iniciativa da Rede CsF – Núcleo Viçosa e da Diretoria de Relações Internacionais da UFV e consiste em possibilitar a integração de estudantes do Ensino Médio dentro da rotina acadêmica de estudantes de graduação, denominados, respectivamente, de afilhados e padrinhos, proporcionando um dia de visita ao curso escolhido e o esclarecimento de dúvidas sobre o mesmo. O projeto, ativo há um ano e meio, atendeu o número de 184 afilhados(as), contando com a participação de 101 padrinhos/madrinhas. A partir desses dados, buscamos compreender como se deu a interferência do Universitário Por Um Dia na vida dos afilhados(as), percebendo suas reações ao se aproximarem da realidade acadêmica e do cotidiano do curso pretendido, visto que alguns tiveram pouco ou nenhum contato com o espaço e a cultura universitária antes de participar do projeto. Visamos ainda perceber qual motivação para que padrinhos e madrinhas participem do projeto e a compreensão que eles têm sobre a influência que podem exercer na escolha profissional e acadêmica dos afilhados/afilhadas. Para respondermos esses questionamentos utilizamos como método de pesquisa um modelo de entrevistas semi-estruturadas, com roteiros para padrinhos e afilhados participantes do primeiro período do projeto (2016/1) e do seu último período de atividades (2017/1). Analisamos experiências sobre o projeto e seus alcances entre os estudantes do Ensino Médio no que se refere à colaboração, mesmo que em curto prazo, em suas expectativas, caminhos e escolhas de vida e como os padrinhos e madrinhas envolvidos nesse processo se deparam com essa realidade.
Palavras-chave Universitário Por Um Dia, Padrinhos e Afilhados, Experiência
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.