Resumo |
Um objeto de vários estudos tem sido a transição de estudantes do ensino médio para a universidade. Muitos estudantes ingressam no ensino superior sem saber ao certo a realidade da carreira escolhida e da vida universitária e essas expectativas tem determinada atuação no desenvolvimento da adaptação às universidades, a desarmonia entre as expectativas e a realidade pode causar no estudante interrogações quanto à sua decisão. Para quem almeja ingressar no ensino superior é essencial, para a passagem do nível médio para o superior, bem como para a adaptação nesta nova realidade, possuir informações básicas em quantidade e qualidade sobre o curso e a instituição a qual está se integrando, visto que, a falta das mesmas podem ter impactos negativos. Com base nessas informações é necessário avaliar o impacto de um projeto que se preocupa em aproximar as realidades dos estudantes do Ensino Médio com o meio universitário. Visa-se com o presente trabalho conhecer a experiência dos padrinhos e afilhados dentro do projeto Universitário Por Um Dia. Esse projeto é uma iniciativa da Rede CsF – Núcleo Viçosa e da Diretoria de Relações Internacionais da UFV e consiste em possibilitar a integração de estudantes do Ensino Médio dentro da rotina acadêmica de estudantes de graduação, denominados, respectivamente, de afilhados e padrinhos, proporcionando um dia de visita ao curso escolhido e o esclarecimento de dúvidas sobre o mesmo. O projeto, ativo há um ano e meio, atendeu o número de 184 afilhados(as), contando com a participação de 101 padrinhos/madrinhas. A partir desses dados, buscamos compreender como se deu a interferência do Universitário Por Um Dia na vida dos afilhados(as), percebendo suas reações ao se aproximarem da realidade acadêmica e do cotidiano do curso pretendido, visto que alguns tiveram pouco ou nenhum contato com o espaço e a cultura universitária antes de participar do projeto. Visamos ainda perceber qual motivação para que padrinhos e madrinhas participem do projeto e a compreensão que eles têm sobre a influência que podem exercer na escolha profissional e acadêmica dos afilhados/afilhadas. Para respondermos esses questionamentos utilizamos como método de pesquisa um modelo de entrevistas semi-estruturadas, com roteiros para padrinhos e afilhados participantes do primeiro período do projeto (2016/1) e do seu último período de atividades (2017/1). Analisamos experiências sobre o projeto e seus alcances entre os estudantes do Ensino Médio no que se refere à colaboração, mesmo que em curto prazo, em suas expectativas, caminhos e escolhas de vida e como os padrinhos e madrinhas envolvidos nesse processo se deparam com essa realidade. |