Resumo |
O Ministério da Educação vem incentivando as escolas brasileiras a se tornarem espaços educadores sustentáveis, ao reconhecer o papel central da educação no enfrentamento dos desafios ambientais do nosso tempo. Os espaços educadores sustentáveis desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o indivíduo e a coletividade para a construção de conhecimentos, valores, habilidades, atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Este projeto teve por objetivos: compreender os avanços teóricos mais atuais que definem o conceito de educação sustentável; identificar elementos chave que devem estar presentes em iniciativas de educação sustentável; avaliar como a formação de professores na UFV incorpora o conceito de educação sustentável. A pesquisa se caracteriza essencialmente como qualitativa e foram adotados como métodos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. A Educação Sustentável se refere aos processos educativos desenhados com a intencionalidade de potencializar mudanças para uma sociedade sustentável. As diversas abordagens buscam conscientizar sobre a complexidade e as sinergias entre os diferentes temas que ameaçam a sustentabilidade planetária e entender e acessar valores pessoais e sociais que fomentem a sustentabilidade. É amplamente reconhecido na literatura que os processos de educação para a sustentabilidade devem ser adaptados a cada realidade além de desenvolver habilidades como: a construção de visões de futuro; o pensamento crítico; a visão sistêmica e a promoção de diálogos e aprendizados coletivos. Por meio da pesquisa documental foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Biologia, Química, Geografia e Educação do Campo e da Pedagogia da UFV. Verifica-se que as temáticas sustentabilidade e questões ambientais estão ausentes na maioria dos Projetos Pedagógicos. No caso dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Geografia verificam-se diversos elementos que sugerem a inserção destes temas, bem como a proposta de desenvolvimento de práticas e habilidades tais como: observação da realidade, formação critica e contextualização, responsabilidade do educador em relação às interações sociais e ambientais. Na Educação do Campo a agroecologia é tema transversal e proposta de novo modelo de campo e sociedade, com sustentabilidade, considerando todas suas dimensões: social, cultural, ecológica, política e econômica. Mediante a complexidade do tema sugere-se que a análise apenas dos Projetos Pedagógicos não seja suficiente para conclusões. A observação das aulas e das metodologias adotadas pelos professores, bem como entrevistas com professores e estudantes poderiam colaborar com esta análise. Tendo em vista a importância da escola para a transformação da sociedade e mediante a atual crise planetária que vivemos torna-se relevante a continuidade desta pesquisa. |