Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8053

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jércica Lopes de Lima
Orientador RAFAELA MAGALHAES FERNANDES SALTARELLI
Outros membros William Douglas Cardoso, Aline de Campos Lemos, ANDYARA DO CARMO PINTO COELHO PAIVA, Juliana de Souza Lima Coutinho, Raíssa Teixeira Rodrigues, Rosilene Moreira Quintão Monteiro, Tiago da Silva Felipe, Vanessa de Souza Amaral
Título Sensibilização em enfermagem: estratégia de promoção da Segurança do Paciente e Gerenciamento de Riscos
Resumo Introdução: Garantir uma assistência segura tem sido o centro de discussões na área da saúde em quase todas as partes do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de Segurança do Paciente consiste na redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. Esses danos desnecessários são conhecidos como eventos adversos, danos não intencionais que surgem da assistência prestada aos pacientes não relacionados à evolução natural da patologia base. Alguns fatores estão associados com a maior probabilidade de falhas e acidentes, como alta tecnologia, sobrecarga de trabalho, gravidade da doença, ambiente propenso à distração, pressão do tempo, necessidade de tomar decisões rápidas e alto volume de pacientes. Objetivos: Sensibilizar a equipe de enfermagem de quatro setores do Hospital São João Batista, Viçosa-MG, quanto à importância da realização das seis metas de promoção da segurança do paciente para garantir a redução de atos inseguros nos processos assistenciais. Descrição das principais ações realizadas até o momento: A primeira atividade realizada foi a construção de um vídeo participativo com a equipe de enfermagem com o tema “Boas Práticas da Equipe de Enfermagem na Promoção da Segurança do Paciente”. A segunda atividade foi o levantamento do conhecimento dos profissionais de enfermagem quanto à temática Segurança do Paciente, utilizando como instrumento o Diagrama de Ishikawa (Diagrama Espinha de peixe). A terceira atividade consistiu na realização do teatro-fórum que é uma das ramificações do Teatro do Oprimido, no qual os atores representaram uma cena com o tema Segurança do Paciente até apresentar o problema e, em seguida, propôs que os participantes mostrassem por meios de ações cênicas soluções. Resultados alcançados até o momento: Em todas as atividades realizadas, ocorreu a participação eficaz por parte dos profissionais de enfermagem, pois essas foram ancoradas na realidade dos mesmos, permitindo a troca de experiências e a incorporação da ideia de responsabilidade coletiva e compartilhada. Além disso, foi construído um espaço de relatos das próprias vivências e práxis, enriquecendo a reflexão sobre as ações que são desenvolvidas nos setores para a promoção de uma assistência de enfermagem segura, além do levantamento das perspectivas e desafios no desenvolvimento das boas práticas. Conclusões: As instituições de saúde precisam rever as suas estratégias de educação permanente em saúde, uma vez que as capacitações teóricas por meio de palestras e conferências, não representam a melhor estratégia para assegurar a formação dos profissionais pautada no conhecimento. As evidências sinalizam que grande parte das situações, deverão utilizar atitudes dinâmicas e metodologias ativas que possam envolver os profissionais de forma mais significativa e implicada com o futuro compromisso social assumido no papel de cuidadores.
Palavras-chave Segurança do paciente, Hospitais, Gestão da qualidade
Forma de apresentação..... Painel
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