Resumo |
Este trabalho tem como tema central o relato de uma experiência de ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) desenvolvida no semestre 2017/I durante a disciplina “Educação Nutricional e para a Saúde” – NUT 356 – do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa. A ação fez parte dos métodos avaliativos da disciplina e fundamentou-se no princípio de que o estudante precisa vivenciar de forma prática o conteúdo teórico estudado. A ação foi desenvolvida por oito estudantes do curso de Nutrição junto a 20 crianças de 6 a 8 anos de idade da Instituição Filantrópica Rebusca, localizada no município de Viçosa-MG. O objetivo desta vivência prática foi desenvolver uma ação de EAN com o intuito de promover boas práticas de higiene das mãos com crianças de 6 a 8 anos da Instituição Filantrópica Rebusca. Primeiramente, realizou-se um diagnóstico educativo por meio do emprego da técnica de observação. Nesse momento, as crianças foram observadas pelos graduandos durante o almoço e, a partir disso, identificaram-se alguns comportamentos inadequados que seriam trabalhados nas demais ações, como por exemplo, a ausência de higienização das mãos antes das refeições. No segundo momento, desenvolveu-se a ação de EAN como forma de contribuir para a resolução do problema levantado durante o diagnóstico educativo. Esta ação educativa iniciou-se com a apresentação do grupo de graduandos e das crianças, com o intuito de criar vínculo entre os mesmos. Logo após, realizou-se a dinâmica da higienização das mãos com o uso da tinta guache como forma de representar o sabonete líquido. Foram sorteadas quatro crianças para demonstrarem, com olhos fechados, sua forma habitual de higienização das mãos. Em seguida, uma integrante do grupo de graduandos demonstrou a forma correta de higienização, conforme preconizado no Procedimento Operacional Padrão (POP) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por fim, todas as crianças participantes foram convidadas a lavarem as mãos com sabonete líquido, seguindo o procedimento adequado. No terceiro momento, ocorrido uma semana após a execução da ação educativa, realizou-se a avaliação a posteriori com o intuito de verificar se as crianças se recordavam do procedimento correto para a higienização das mãos. A oficina realizada possibilitou perceber que as crianças não tinham o hábito de higienizar as mãos de forma correta. Além disso, a ação promoveu o aprendizado da higienização correta das mãos conforme preconizado pela ANVISA, fato que foi evidenciado no momento da avaliação. Conclui-se que é importante a realização de ações de EAN com crianças dessa faixa etária, uma vez que estas se apresentam em processo de construção e aprendizado de hábitos. Somado a isso, ressalta-se a relevância dessa vivência nesta disciplina de graduação uma vez que proporcionou aos estudantes a possibilidade de relacionar o conteúdo teórico com a prática profissional. |