Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8036

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laise Carolina de Freitas Moreira
Orientador LOURDES HELENA DA SILVA
Outros membros Dandara Baia Bonifácio, Luciana Figueiredo dos Santos, Tainara de Matos Alves, Vinicius dos Santos Romagnoli
Título Mídia e obesidade infantil: diálogo com a psicologia
Resumo Na atualidade brasileira, mais de 30% das crianças estão obesas ou acima do peso. Sabemos que são vários os determinantes desse fenômeno social, todavia, nosso objetivo foi compreendê-lo na perspectiva da Psicologia Sócio Histórica. Isso porque, nessa abordagem teórica, a concepção da Multideterminação do Homem nos favorece uma compreensão dos vários fatores que influenciam a construção e desenvolvimento do ser humano, em suas condutas, formas de pensar e sentir. Sob essa perspectiva, o comportamento alimentar adotado por muitas famílias nos últimos anos, considerado como um dos fatores que agravam a obesidade e sobrepeso infantil, também envolve uma gama de aspectos, dentre eles a dimensão sociocultural, na qual podemos entender a excessiva exposição de crianças à publicidade, veiculada principalmente pela televisão, um meio de comunicação e entretenimento dominante na cultura brasileira. Assim, orientados por essa problemática, o objetivo da nossa pesquisa foi analisar, com base nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, a evolução da mídia e suas influências no comportamento alimentar das crianças brasileiras. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. A primeira, realizada com a identificação, seleção e análise de nove artigos sobre a temática do nosso estudo. Nas análises acerca da evolução histórica da mídia, foram privilegiados os dados estatísticos e gráficos relacionados ao aumento significativo da obesidade e sobrepeso em crianças brasileiras nas últimas décadas; e a segunda, realizada tendo como referência o documentário “Muito Além do Peso”, de Estela Renner e Marcos Nisti. Nossos resultados revelam que as crianças brasileiras passam, em média, de 3 a 5 horas em frente à televisão, período durante o qual são expostas a diversos tipos de comerciais, sendo que 80,2% dos comerciais de alimentos divulgam produtos alimentícios para crianças. Destes produtos, 57,8% possuem em sua formulação altas quantidades de gordura, açúcar e sódio. Essa publicidade se apresenta como uma das causas associadas ao consumo cada vez maior de produtos industrializados pela população brasileira. Neste contexto, o público infantil que convive e tem sido objeto das campanhas publicitárias é extremamente influenciado a aquisição de tais hábitos. E, nesse aspecto, recorrendo aos princípios da Psicologia Sócio-Histórica, entendemos que nenhuma criança nasce com desejo de consumir alimentos hiperpalatáveis e calóricos; é no convívio e na interação social que desenvolvem esse hábito; e, ainda, que a divulgação publicitária destas mercadorias encontra-se relacionada diretamente ao surgimento da criança como consumidora dos referidos alimentos. Assim, nossos resultados convergem para estudos que consideram a mídia uma variável que interfere na alimentação das crianças brasileiras e que os hábitos de consumo divulgados por ela se tornam uma das causas do aumento significativo da obesidade e sobrepeso infantil em nossa sociedade.
Palavras-chave psicologia, obesidade infantil, mídia
Forma de apresentação..... Painel
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