Resumo |
Na atualidade brasileira, mais de 30% das crianças estão obesas ou acima do peso. Sabemos que são vários os determinantes desse fenômeno social, todavia, nosso objetivo foi compreendê-lo na perspectiva da Psicologia Sócio Histórica. Isso porque, nessa abordagem teórica, a concepção da Multideterminação do Homem nos favorece uma compreensão dos vários fatores que influenciam a construção e desenvolvimento do ser humano, em suas condutas, formas de pensar e sentir. Sob essa perspectiva, o comportamento alimentar adotado por muitas famílias nos últimos anos, considerado como um dos fatores que agravam a obesidade e sobrepeso infantil, também envolve uma gama de aspectos, dentre eles a dimensão sociocultural, na qual podemos entender a excessiva exposição de crianças à publicidade, veiculada principalmente pela televisão, um meio de comunicação e entretenimento dominante na cultura brasileira. Assim, orientados por essa problemática, o objetivo da nossa pesquisa foi analisar, com base nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, a evolução da mídia e suas influências no comportamento alimentar das crianças brasileiras. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. A primeira, realizada com a identificação, seleção e análise de nove artigos sobre a temática do nosso estudo. Nas análises acerca da evolução histórica da mídia, foram privilegiados os dados estatísticos e gráficos relacionados ao aumento significativo da obesidade e sobrepeso em crianças brasileiras nas últimas décadas; e a segunda, realizada tendo como referência o documentário “Muito Além do Peso”, de Estela Renner e Marcos Nisti. Nossos resultados revelam que as crianças brasileiras passam, em média, de 3 a 5 horas em frente à televisão, período durante o qual são expostas a diversos tipos de comerciais, sendo que 80,2% dos comerciais de alimentos divulgam produtos alimentícios para crianças. Destes produtos, 57,8% possuem em sua formulação altas quantidades de gordura, açúcar e sódio. Essa publicidade se apresenta como uma das causas associadas ao consumo cada vez maior de produtos industrializados pela população brasileira. Neste contexto, o público infantil que convive e tem sido objeto das campanhas publicitárias é extremamente influenciado a aquisição de tais hábitos. E, nesse aspecto, recorrendo aos princípios da Psicologia Sócio-Histórica, entendemos que nenhuma criança nasce com desejo de consumir alimentos hiperpalatáveis e calóricos; é no convívio e na interação social que desenvolvem esse hábito; e, ainda, que a divulgação publicitária destas mercadorias encontra-se relacionada diretamente ao surgimento da criança como consumidora dos referidos alimentos. Assim, nossos resultados convergem para estudos que consideram a mídia uma variável que interfere na alimentação das crianças brasileiras e que os hábitos de consumo divulgados por ela se tornam uma das causas do aumento significativo da obesidade e sobrepeso infantil em nossa sociedade. |