ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Vinicius Vieira de Almeida |
Orientador | EDSON SOARES FIALHO |
Título | A Utilização de Recursos AudioVisuais como Instrumento Pedagógico em Sala de Aula |
Resumo | A utilização de outros recursos pedagógicos, além do quadro e gis, tem se mostrado cada vez mais presente no cotidiano das salas de aulas. Neste sentido, explorar outros meios, para a construção do conhecimento, tem se tornado cada vez mais eficiente, por exemplo a utilização de recursos como o audiovisual, como forma didática e não apenas como uma forma ilustrativa dentro de sala de aula, esse recurso tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas e entre os alunos/as, vale ressaltar que devido a globalização, vivemos num outro ritmo de mundo, onde a tecnologia e a comunicação, se mostram cada vez mais presente e instantânea. Neste presente trabalho, iremos relatar as percepções e diálogos, construído de forma coletiva com os/as alunos/as do 7º ano da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, que pertence ao município de Teixeiras-MG. Foi utilizado como recurso visual o documentário: "História das Coisas'', este documentário tem como tema o consumismo desenfreado pela atual sociedade, discutindo os extremos dessa lógica consumista além da cadeia de produção de um produto e a sua relação com a natureza e o consumo dos bens naturais, associando ainda a relação do ser humano com as poluições ambientais, a globalização e o capitalismo. Sendo possível através do documentário, cada aluno/aluna fazer uma breve reflexão sobre o seu comportamento, seu consumo e de sua família entre outros na relação entre consumo e a produção de resíduos necessário para a produção do produto final que consumimos diariamente ou está presente em nossas casas, sala de aula, no trabalho entre outros. Após a exibição, foi feito o diálogo com os alunos/as, sendo captado as suas percepções onde cada aluno/a, pontuava as imagens e momentos que mais lhe chamavam a atenção e como esses novos elementos estavam associados a disciplina e discussões em sala, sendo possível o levantamento de diversas palavras chaves e termos que após sair do campo ideológico, ou seja, de se ter apenas a discussão do assunto em sala de aula entre professor/aluno/a, com o incremento do documentário, os alunos/as poderão fazer associação de elementos do seu dia a dia e de imagens que irão reforçar a fixação e aprendizado do conteúdo. |
Palavras-chave | Capitalismo, Consumismo, Didática |
Forma de apresentação..... | Painel |