Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8034

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Vinicius Vieira de Almeida
Orientador EDSON SOARES FIALHO
Título A Utilização de Recursos AudioVisuais como Instrumento Pedagógico em Sala de Aula
Resumo A utilização de outros recursos pedagógicos, além do quadro e gis, tem se mostrado cada vez mais presente no cotidiano das salas de aulas. Neste sentido, explorar outros meios, para a construção do conhecimento, tem se tornado cada vez mais eficiente, por exemplo a utilização de recursos como o audiovisual, como forma didática e não apenas como uma forma ilustrativa dentro de sala de aula, esse recurso tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas e entre os alunos/as, vale ressaltar que devido a globalização, vivemos num outro ritmo de mundo, onde a tecnologia e a comunicação, se mostram cada vez mais presente e instantânea.

Neste presente trabalho, iremos relatar as percepções e diálogos, construído de forma coletiva com os/as alunos/as do 7º ano da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, que pertence ao município de Teixeiras-MG. Foi utilizado como recurso visual o documentário: "História das Coisas'', este documentário tem como tema o consumismo desenfreado pela atual sociedade, discutindo os extremos dessa lógica consumista além da cadeia de produção de um produto e a sua relação com a natureza e o consumo dos bens naturais, associando ainda a relação do ser humano com as poluições ambientais, a globalização e o capitalismo.

Sendo possível através do documentário, cada aluno/aluna fazer uma breve reflexão sobre o seu comportamento, seu consumo e de sua família entre outros na relação entre consumo e a produção de resíduos necessário para a produção do produto final que consumimos diariamente ou está presente em nossas casas, sala de aula, no trabalho entre outros.

Após a exibição, foi feito o diálogo com os alunos/as, sendo captado as suas percepções onde cada aluno/a, pontuava as imagens e momentos que mais lhe chamavam a atenção e como esses novos elementos estavam associados a disciplina e discussões em sala, sendo possível o levantamento de diversas palavras chaves e termos que após sair do campo ideológico, ou seja, de se ter apenas a discussão do assunto em sala de aula entre professor/aluno/a, com o incremento do documentário, os alunos/as poderão fazer associação de elementos do seu dia a dia e de imagens que irão reforçar a fixação e aprendizado do conteúdo.
Palavras-chave Capitalismo, Consumismo, Didática
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.