Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8027

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ray Santos Gobbi
Orientador WALTER TEOFILO HUARACA VARGAS
Título Uma Introdução aos Sistemas Dinâmicos via Exemplos
Resumo Este trabalho de Iniciação Científica tem como objetivo estudar alguns exemplos clássicos de sistemas dinâmicos e conhecer, através deles, os principais conceitos da área. Os exemplos estudados incluem os principais modelos dinâmicos, Sistemas com comportamento assintótico estável, Transformações lineares e sua dinâmica, Rotações e translações sobre toros, fluxos lineares. Também são estudadas dinâmica simbólica e transformações expansoras.
Veremos o conceito de sistemas dinâmicos e a noção de comportamento assimptótico através de uma coleção de exemplos. Ao longo da nossa análise, iremos do comportamento assimptótico mais simples para o mais complicado e identificaremos determinadas propriedades para uma análise posterior mais sistemática.
A noção de sistemas dinâmicos utilizada foi a de um sistema dinâmico discreto: um par (X,f) em que X é um conjunto e f: X → X a dinâmica. Inicialmente, são estudados alguns sistemas dinâmicos clássicos. O estudo desses sistemas clássicos consiste na definição do espaço e da dinâmica envolvidos e de proposições e teoremas sobre periodicidade da órbita dos pontos, densidade de órbitas e de conjuntos de pontos no espaço em questão. Foram então estudados os conceitos de uma conjugação entre sistemas dinâmicos, e algumas dinâmicas mais interessantes, como automorfismos hiperbólicos no toro. Os primeiros sistemas estudados foram a rotação e a expansão no círculo S¹, que é definido como o intervalo [0,1] em que 0 e 1 são identificados. A rotação é definida a partir de um número real α como Rα(x)= x+α, mod1 . A expansão Em é definida a partir de um número natural m como Em(x)= mx, mod1. Pontos com órbitas periódicas são classificados.
Na teoria de sistemas dinâmicos, dada uma transformação f tentamos descrever o comportamento assintótico das órbitas de f, isto é, para cada ponto X do espaço ambiente consideramos os pontos X, f(X), ..., fi(X), ... (e quando f é inversível também consideramos os iterados por f-1) e tentamos descrever o conjunto onde se acumulam estes iterados, o chamado conjunto limite de f.
O trabalho cumpriu o objetivo de apresentação da área de sistemas dinâmicos e permitiu que alguns problemas específicos fossem estudados e resolvidos.
Palavras-chave Dinâmica simbólica, Automorfismos hiperbólicos, Sistemas Dinâmicos via Exemplos
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.