Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8015

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciência do Solo
Setor Departamento de Solos
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor André Luiz Miranda Reis
Orientador CRISTINE CAROLE MUGGLER
Outros membros Angélica da Silva Lopes
Título Metodologias participativas e instrumentos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem da disciplina Gênese do Solo
Resumo A Gênese do Solo (SOL 220) é uma disciplina de massa oferecida pelo Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa. Ela atende cerca de 220 estudantes por semestre. São estudantes do curso de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e Zootecnia. Sua carga horária semestral é de 60 horas, entre aulas teóricas (30 horas) e práticas (30 horas). A sua abordagem pedagógica é a sócioconstrutivista, na perspectiva de Paulo Freire. Para isso, utiliza-se de um conjunto de instrumentos pedagógicos que são essenciais na construção do conhecimento. Este trabalho apresenta os resultados da avaliação dos estudantes a respeito da metodologia e dos instrumentos pedagógicos utilizados. Para isso, foi realizada no segundo semestre de 2016 a avaliação da metodologia e dos instrumentos pedagógicos utilizados na disciplina por meio da aplicação de um questionário fechado. Foram considerados 143 questionários. 93% dos estudantes avaliaram como boa ou muito boa a metodologia utilizada na disciplina. Tal resultado se deve à prática pedagógica sócioconstrutivista, instrumentalizada pela utilização de métodos participativos, que valoriza o diálogo entre professores e os estudantes, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. Em relação aos instrumentos pedagógicos: caixas de amostras para manuseio; quadros, tabelas e mapas; organização do espaço da sala; exposição dos trabalhos anteriores dos estudantes e mesas com amostras representando o ciclo das rochas. 73% dos estudantes avaliaram que as caixas de amostras são os instrumentos pedagógicos mais importantes. O manuseio das amostras facilita o processo de aprendizagem dos estudantes, articulando o conhecimento teórico e prático. A metodologia sócioconstrutivista associada aos instrumentos pedagógicos, foi avaliada positivamente pelos estudantes. Ao valorizar o conhecimento e promover o diálogo entre todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, se torna mais atrativo e prazeroso.
Palavras-chave sócioconstrutivismo, educação em solos, ensino superior
Forma de apresentação..... Painel
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