Resumo |
A Gênese do Solo (SOL 220) é uma disciplina de massa oferecida pelo Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa. Ela atende cerca de 220 estudantes por semestre. São estudantes do curso de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e Zootecnia. Sua carga horária semestral é de 60 horas, entre aulas teóricas (30 horas) e práticas (30 horas). A sua abordagem pedagógica é a sócioconstrutivista, na perspectiva de Paulo Freire. Para isso, utiliza-se de um conjunto de instrumentos pedagógicos que são essenciais na construção do conhecimento. Este trabalho apresenta os resultados da avaliação dos estudantes a respeito da metodologia e dos instrumentos pedagógicos utilizados. Para isso, foi realizada no segundo semestre de 2016 a avaliação da metodologia e dos instrumentos pedagógicos utilizados na disciplina por meio da aplicação de um questionário fechado. Foram considerados 143 questionários. 93% dos estudantes avaliaram como boa ou muito boa a metodologia utilizada na disciplina. Tal resultado se deve à prática pedagógica sócioconstrutivista, instrumentalizada pela utilização de métodos participativos, que valoriza o diálogo entre professores e os estudantes, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. Em relação aos instrumentos pedagógicos: caixas de amostras para manuseio; quadros, tabelas e mapas; organização do espaço da sala; exposição dos trabalhos anteriores dos estudantes e mesas com amostras representando o ciclo das rochas. 73% dos estudantes avaliaram que as caixas de amostras são os instrumentos pedagógicos mais importantes. O manuseio das amostras facilita o processo de aprendizagem dos estudantes, articulando o conhecimento teórico e prático. A metodologia sócioconstrutivista associada aos instrumentos pedagógicos, foi avaliada positivamente pelos estudantes. Ao valorizar o conhecimento e promover o diálogo entre todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, se torna mais atrativo e prazeroso. |