Resumo |
A Cartografia não se limita apenas aos aspectos de dominação, mas torna-se um dos importantes meios de identificar e entender o espaço habitado. Desenvolve-se como um dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento dos conteúdos de Geografia. Ela está presente no dia a dia por meio de mapas, GPS's entre outras formas de representação adotadas ao longo de sua evolução enquanto técnica. Com a geografia passando a compor o currículo escolar, a cartografia fez-se presente como essencial para se explicar o espaço no contexto escolar visando o ensino de disciplinas tanto no campo das ciências naturais como das ciências sociais. Com base nas informações, foi pensado o projeto intitulado "Momento da Cartografia" surgindo com o objetivo de atentar para os conceitos envolvendo formas cartográficas de abordagem do espaço geográfico, vistos ao longo da vida escolar dos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e turmas do primeiro ao quarto período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins no Município de Viçosa. O projeto contou com uma apostila auxiliadora e um caderno de exercícios, desenvolvidos pela equipe do PIBID-Geografia, visando a aplicação dos conteúdos, com uma série de atividades práticas e teóricas que teve que procurou apresentar pontos indispensáveis para o avanço da aprendizagem cartográfica na formação escolar dos alunos. Objetivou-se a revisão de conceitos fundamentais no entendimento do espaço geográfico por meio da cartografia, fazendo com que o aluno reconheça o conteúdo não apenas como parte das atividades indispensáveis a vida escolar, mas como forma de enxergar o espaço em que se vive por meio de diversos mecanismos, ensino de conceitos básicos de cartografia, testar os conhecimentos adquiridos a partir de atividades práticas, teóricas e lúdicas e a abertura de novos caminhos para a percepção do espaço pelos educandos. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido seguindo a estrutura organizada previamente, sendo esta composta por quatro partes. Primeiramente, a temática abordada tratou das diferentes formas de representar a Terra. Segundo, as representações do espaço geográfico sendo exemplificado pelo Croqui, maquete, planta, Carta e mapa. Terceiro, os tipos de gráficos. Por fim, na quarta parte foi desenvolvido o conteúdo referente aos Fusos Horários. Para cada uma das temáticas propostas, foram gerados produtos como construção de uma maquete de um ambiente específico da escola (sala da direção) com a participação dos alunos, por exemplo. Ao término da execução das atividades, observou-se que os objetivos conseguiram ser atingidos de tal maneira a superar as expectativas criadas e esperadas. Além disso, conceitos de trabalhos em equipe foram empregados e fortalecidos ao longo do projeto. Ressalta-se ainda a grande participação dos educandos na execução das atividades. Por isso, considera-se que o projeto trouxe para os alunos uma visão mais dinâmica e prática da Geografia. |