Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8008

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Paula Aparecida Cerqueira
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Ana Paula de Freitas Altoé, Camila Lima Murta, Cássia Silva Freitas , Tania Cristina Teixeira
Título Momento da Cartografia: Conceitos básicos para o Ensino de Geografia
Resumo A Cartografia não se limita apenas aos aspectos de dominação, mas torna-se um dos importantes meios de identificar e entender o espaço habitado. Desenvolve-se como um dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento dos conteúdos de Geografia. Ela está presente no dia a dia por meio de mapas, GPS's entre outras formas de representação adotadas ao longo de sua evolução enquanto técnica. Com a geografia passando a compor o currículo escolar, a cartografia fez-se presente como essencial para se explicar o espaço no contexto escolar visando o ensino de disciplinas tanto no campo das ciências naturais como das ciências sociais. Com base nas informações, foi pensado o projeto intitulado "Momento da Cartografia" surgindo com o objetivo de atentar para os conceitos envolvendo formas cartográficas de abordagem do espaço geográfico, vistos ao longo da vida escolar dos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e turmas do primeiro ao quarto período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins no Município de Viçosa. O projeto contou com uma apostila auxiliadora e um caderno de exercícios, desenvolvidos pela equipe do PIBID-Geografia, visando a aplicação dos conteúdos, com uma série de atividades práticas e teóricas que teve que procurou apresentar pontos indispensáveis para o avanço da aprendizagem cartográfica na formação escolar dos alunos. Objetivou-se a revisão de conceitos fundamentais no entendimento do espaço geográfico por meio da cartografia, fazendo com que o aluno reconheça o conteúdo não apenas como parte das atividades indispensáveis a vida escolar, mas como forma de enxergar o espaço em que se vive por meio de diversos mecanismos, ensino de conceitos básicos de cartografia, testar os conhecimentos adquiridos a partir de atividades práticas, teóricas e lúdicas e a abertura de novos caminhos para a percepção do espaço pelos educandos. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido seguindo a estrutura organizada previamente, sendo esta composta por quatro partes. Primeiramente, a temática abordada tratou das diferentes formas de representar a Terra. Segundo, as representações do espaço geográfico sendo exemplificado pelo Croqui, maquete, planta, Carta e mapa. Terceiro, os tipos de gráficos. Por fim, na quarta parte foi desenvolvido o conteúdo referente aos Fusos Horários. Para cada uma das temáticas propostas, foram gerados produtos como construção de uma maquete de um ambiente específico da escola (sala da direção) com a participação dos alunos, por exemplo. Ao término da execução das atividades, observou-se que os objetivos conseguiram ser atingidos de tal maneira a superar as expectativas criadas e esperadas. Além disso, conceitos de trabalhos em equipe foram empregados e fortalecidos ao longo do projeto. Ressalta-se ainda a grande participação dos educandos na execução das atividades. Por isso, considera-se que o projeto trouxe para os alunos uma visão mais dinâmica e prática da Geografia.
Palavras-chave Cartografia, Ensino de Geografia, representação
Forma de apresentação..... Oral
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