Resumo |
Em meio a um sistema de ensino que cada vez mais se torna mecânico e impessoal, o presente trabalho tem como principal objetivo a recuperação de parte da história da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, de forma que se torne útil para os docentes e discentes da escola e para a própria sociedade que envolve todo esse público. O diferencial de tal proposição advém do ensejo de trabalhar com técnicas que façam uso de fontes orais, seja por meio de entrevistas ou trabalhos de campo, envolvendo assim a própria comunidade escolar de uma forma pouco vista no desenvolvimento de pesquisas. O prosseguimento de tal empreitada sempre terá em mente, portanto, a tentativa de evocar essas memórias antigas acerca do objeto em questão, buscando um entendimento maior sobre o pretérito do mencionado ambiente, dando ênfase para as relações intrapessoais, suas estruturas internas e matrizes de ensino. A importância deste intento pode ser precisamente assinalada através da observação do galgar do tempo, afinal a vívida trajetória deste educandário começa a se perder nesse ínterim. Daquele ambiente que outrora comportou um presídio para este recinto que agora abarca um instituto de ensino, tamanha transição certamente acomodou uma infinidade de histórias e vivências humanas que estão se perdendo. Observamos, deste modo, que tal patrimônio se configura claramente como um importante suporte de memória e, ao darmos fôlego a essa iniciativa, auxiliaremos a manter ativas e duradouras tais reminiscências nessa coletividade. À vista disso, os frutos desse projeto deverão ser de grande valia para todos os alvos mencionados. Ou seja, o material coletado será trabalhado com os alunos tanto por meio de atividades escolares quanto por meio de aulas planejadas para tal fim. Essa coleta inclusive abrirá um grande precedente para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que visem o uso da oralidade reunida, além de abrirem notadamente margem para a elaboração de planos transversais que envolvam ademais todo o corpo social mencionado. |