Resumo |
Um dos subprojetos da Pedagogia/UFV no PIBID tem uma das subáreas voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre as atuações possíveis está o atendimento a alunos autistas, que tem características derivadas de um desenvolvimento neurobiológico atípico, com alterações no desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e de comunicação. O objetivo geral do trabalho foi desenvolver estratégias para a realização das atividades acadêmicas dos alunos com essa condição diferenciada de aprendizagem. As bolsistas atuaram por um semestre, duas vezes por semana, em jornada letiva integral realizando observação participante durante as atividades acadêmicas com os alunos inseridos em turma comum. Os registros das observações foram descritivos, em forma de relatório e realizados pós-evento. A ação ocorreu em duas escolas públicas de ensino comum, uma municipal e outra estadual de Viçosa/MG, na turma do 1° período da Educação Infantil, duas turmas do 1° ano e, uma do 3° ano do Ensino Fundamental I, cujos alunos tem 4,5,6 e 8 anos de idade, respectivamente. Exceto o aluno de 5 anos, os demais tinham dificuldades de interação com os colegas na turma. A aluna de 4 anos apresenta dificuldade na coordenação motora, adaptação a rotina diária, discriminação sensorial, exceto a visual. Ela identifica as letras e realiza todas as atividades. Os alunos do 1º ano, um respeita e realiza ordens, apresenta movimentos repetitivos e reconhece algumas letras; o outro aluno tem domínio de soma, lê algumas sílabas e não executa subtrações. Já o aluno do 3º ano assimila os conteúdos e realiza as atividades com extensão do tempo; lê com desenvoltura; tem interesse em animais e dificuldade na produção de texto e escrita dentro da linha pautada. Foram trabalhadas: atividades em grupos e nos interesses temáticos; atividades com pinturas, recorte e colagem para a coordenação motora, dinâmicas sensoriais; imagens da rotina diária (4 anos); informações dialogadas sobre a sequência de atividades; letras móveis para escrita do nome, reconhecimento da letra inicial, formação de palavras com dados silábicos; massa de modelar para realizar operações de subtração (1ºs anos); realização de piquenique e incentivo aos colegas para fazer convite a brincar; marcação de linhas do caderno para a escrita; problemas, textos, provas e gráficos temáticos (3° ano). Obteve-se melhora da coordenação motora fina, reconhecimento de variações de sensoriais; compreensão da rotina diária (4 anos); a escrita do nome de forma independente e identifica melhor as letras; operações de subtração com acerto e leitura de algumas sílabas (1ºs anos); elogio dos colegas pela desenvoltura na leitura, escrita com incentivo e na linha pautada (3º ano); aumento da interação com os colegas, assim como, na compreensão e resolução de atividades com temas do interesse pessoal com imagens. Conclui-se que todos aprendem, porém com estratégias e tempos diferentes, necessários à inclusão. |