Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7977

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Emerson Alcides da Silva
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel, SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título Estatística na educação: aprendizado a partir da análise dos resultados das avaliações externas
Resumo A estatística é uma ciência que utiliza métodos sistematizados para coleta, organização, apresentação, análise e inferências sobre dados qualitativos e quantitativos,subsidiando a tomada de decisões. Devido à baixa afinidade dos alunos com esta ciência, no curso de Pedagogia ela foi vista como estigma e, por isso, pouco relacionada à prática profissional na sala de aula e na gestão escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato da experiência de ensino da disciplina EDU 180, Estatística Aplicada à Educação, oferecida aos cursos de Pedagogia e Educação Infantil da UFV, que aliou a teoria estatística à prática profissional dos futuros educadores, no sentido de permitir melhor compreensão do papel da estatística na educação. Como cenário para a aplicação de tópicos de estatística, partiu-se da análise e interpretação dos resultados das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A construção metodológica da disciplina contou com uma equipe pedagógica de 3 profissionais: uma pedagoga e doutora em educação, uma licenciada em matemática e doutora em educação matemática, e outro licenciado em matemática e mestrando em educação. Neste ano, a proposta da equipe foi de trabalhar na primeira parte da disciplina os conteúdos técnicos e conceitos da estatística, com o intuito de permitir a compreensão de como os dados são coletados, tratados e apresentados e, na segunda parte, buscou-se a compreensão de como os conceitos estatísticos fundamentam as avaliações externas, e de que forma seus resultados devem inicialmente servir de subsídios para a equipe gestora no planejamento das ações pedagógicas e, a partir dessa compreensão, permitir aos professores avaliarem seu trabalho a partir do desempenho dos alunos. Entre as metodologias utilizadas tivemos: dinâmica GVGO (Grupo de Verbalização e Grupo de Observação) com leitura, apresentação e debates de artigos sobre as avaliações externas e seus impactos na educação; oficina de planejamento escolar em que, a partir dos dados reais das avaliações externas de duas escolas públicas de Viçosa, uma bem conceituada e outra com baixo desempenho nas avaliações, os alunos elaboraram e propuseram um planejamento que pudesse resolver os problemas das escolas e melhorar o desempenho dos alunos. Ademais, dois especialistas da educação e de interpretação e análise das avaliações externas foram convidados a falar de sua experiência sobre a aplicação prática dos resultados das avaliações na vida profissional. Como resultados desta proposta metodológica, houve clareza da importância da estatística na educação, participação ativa dos discentes na construção do conhecimento sobre as avaliações externas e seus impactos, visão das dificuldades e possibilidades que os gestores escolares e professores enfrentam na hora de interpretar e transformar os resultados das avaliações em ações práticas de melhoria da qualidade do ensino.
Palavras-chave Estatística, Educação, Avaliações Externas
Forma de apresentação..... Painel
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