Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7976

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Paula Coelho Balbino
Orientador PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Outros membros Michelly Aparecida da Silva Medeiros
Título Interação ensino-serviço na qualificação do ato transfusional: um relato de experiência
Resumo Introdução: O uso de hemoterápicos na assistência à saúde tornou-se uma prática comum, sendo uma intervenção de grande importância. Diante dessa realidade, é imprescindível a presença de um enfermeiro habilitado atuando a fim de minimizar significativamente os riscos do paciente que recebe transfusão sanguínea. Na tentativa de melhorar a assistência de enfermagem prestada aos usuários de um hospital de uma cidade da Zona da Mata Mineira foi solicitada a presença de um discente para auxiliar na organização da Agência Transfusional (AT) da instituição. Dessa forma, construiu-se um projeto de extensão com o objetivo de oportunizar ao acadêmico de enfermagem vivências profissionais no cotidiano hospitalar em uma agência transfusional hospitalar de modo que este possa se conscientizar dos problemas técnicos, científicos e humanos existentes neste ambiente. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem na participação de um projeto de extensão desenvolvido em uma agência transfusional de um hospital de ensino. Descrição das Principais Ações: Projeto em desenvolvimento desde agosto de 2016, sendo as principais ações desenvolvidas: conhecimento da rotina do setor; elaboração de um Diagnóstico Situacional; identificação das prioridades a partir do levantamento de dados, dos problemas e necessidades; realização de auditoria interna através de um Roteiro de Inspeção; reconhecimento dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) já existentes na unidade e daqueles que precisavam ser atualizados ou elaborados para contemplar as ações de enfermagem realizadas no setor. Resultados Alcançados: Depois de conhecer a rotina do setor e as funções da equipe de enfermagem, foi possível estabelecer a confiança dos profissionais e dar início ao trabalho. O diagnóstico situacional foi desenvolvido em dois meses, tendo em seu corpo todos os detalhes dos procedimentos realizados no setor, assim como todos recursos materiais, humanos e administrativos disponíveis. Realizou-se também, uma auditoria interna com o apoio de um Roteiro de Inspeção que é utilizado pela Hemominas. Foram identificados vários problemas, sendo estabelecida uma ordem para solução de acordo com a prioridade dos mesmos juntamente com a enfermeira do setor. Os POP’s já existentes na AT foram atualizados baseados em evidências científicas atuais sobre as práticas de hemotransfusão. Além disso, viu-se a necessidade de criar um POP, com a definição de medidas a serem tomadas após o recebimento de alguma opinião do cliente. Conclusões: O presente projeto demonstra que para o discente o convívio com a equipe de enfermagem e as atividades desenvolvidas em uma AT colabora para a formação de futuros profissionais mais críticos, reflexivos e eficientes. Para o serviço tem possibilitado a implementação de intervenções de melhoria na assistência hemoterápica, com foco na segurança do paciente.
Palavras-chave Enfermagem, gerência, serviço de hemoterapia
Forma de apresentação..... Painel
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