Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7957

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Pedro de Oliveira Milagres
Orientador MARIZABEL KOVALSKI
Título Uniforme escolar: identidade, representação social e civilidade expressa na educação física escolar
Resumo O uniforme escolar é visto por muitos como um simples vestuário, porém um olhar mais minucioso mostra que ele carrega fortes valores sociais e econômicos, não só de um indivíduo, mas também do coletivo. Nos dias atuais, o uniforme escolar enfrenta a forte tendência de desuso na maioria das escolas públicas e particulares brasileiras. A Lei n° 8.907, de seis de julho de 1994, trata da regulamentação do uso do uniforme nas instituições de educação. Questões como moda, a falta de exigência das instituições, reafirmações pessoais, entre outros fatores, influenciam na segurança dos alunos nas práticas corporais e no cotidiano, quando limita a amplitude dos movimentos nas atividades físicas e dificulta a identidade estudantil dentro e fora do ambiente escolar pela ausência do uniforme. O presente estudo visa realizar uma análise comparativa cronológica que compreende as décadas de 1970 e 1980 - período de forte repressão militar no Brasil - e os dias atuais – em que o mundo midiático dos jovens é evidenciado nas escolas. Para esta análise qualitativa, utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica de forma a recolher todas as informações necessárias na literatura pesquisada, quanto aos períodos já referidos. A pesquisa justifica-se por acumular conhecimento para a análise, discussão e apresentação dos aspectos essenciais quanto a utilização do uniforme escolar, principalmente nas aulas de Educação Física, demostrando sua importância para a construção das identidades e manutenção das estruturas sociais. O estudo mostrou que nas décadas de 1970 e 1980 havia consonâncias entre as normas e praticas nas escolas e, os interesses do governo, até mesmo quanto à obrigatoriedade da utilização da vestimenta. Com a não-obrigatoriedade vem se observando grandes tendências de desuso, interferindo até mesmo nas praticas de atividade física. Por tanto, conclui-se que o uniforme escolar nas décadas de 1970 e 1980 não só estavam ligados ao controle dos alunos, mas também servia aos interesses da Educação Física voltada para o alto rendimento, de grande interesse governamental, contudo, com a tendência do desuso nos dias atuais e uma aderência da vestimenta da moda vigente, as praticas nas aulas de Educação Física ficam prejudicadas, mesmo sendo as aulas de caráter lúdico.
Palavras-chave Uniforme, desuso, uniforme escolar
Forma de apresentação..... Oral
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