Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7955

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Outros
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Samio Dias da Silva
Orientador LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REIS
Outros membros Bruna Colatino de Souza, Cristiano Viana Marto, Diana de Fátima Jacinto, Edson Júnio Ferreira da Silva, Fernando Luiz Costa, Jessilene de Freitas Lopes, Rafaela Lopes Batista, Rodrigo Gracianine
Título Estatuto da juventude, projetos de vida e inserção social: uma proposta de intervenção
Resumo Com as demandas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Associações Comunitárias e com a necessidade de expandir para os jovens o Estatuto da Juventude que foi promulgado em 2014, foi necessário a ampliação de serviços de assistência direcionados às demandas de atendimento a adolescentes e jovens. Houve assim a necessidade de criar propostas de intervenção para o público jovem, com o intuito de favorecer a inserção social e fazer com que os mesmos reflitam sobre seus possíveis projetos de vida. Apresenta-se nesse trabalho um recorte de atividades desenvolvidas no bairro do Vau Açu em 2017, como parte do Projeto Juventude e Inserção Social, que foi criado com a intenção de responder às solicitações de parceria com equipes que atuam com jovens na faixa etária de 13 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes em áreas urbanas ou rurais. O projeto tem como objetivo oferecer oficinas psicopedagógicas que contribuam para favorecer a inserção social, melhoria da qualidade de vida e reflexões sobre a relevância de se pensar o projeto de vida para adolescentes e jovens. A intervenção com os jovens foi executada através de oficinas sobre projeto de vida, os encontros foram iniciados com atividades de apresentação e integração do grupo, incluindo identificação da equipe de trabalho. Os encontros foram executados semanalmente, com duração de duas horas cada, nos quais foram realizadas oficinas temáticas selecionadas conforme a sugestão dos próprios jovens, sendo assim, foram trabalhados os seguintes temas: orientações sobre cuidados com a alimentação e a saúde física; apresentação de vídeos com discussões sobre as dimensões do projeto de vida e na sequência a elaboração de planejamento de suas metas; machismo (tema indicado pelos jovens). As atividades desenvolvidas como parte do Projeto têm contribuído para gerar uma maior motivação dos jovens em relação ao estudo; à participação em atividades na comunidade; oportunidade para que os jovens possam expressar seus sonhos, expectativas e esperança em relação aos seus projetos futuros; conhecimento sobre o estatuto da juventude e a importância do mesmo na afirmação e reconhecimento de seus direitos; bem como proporcionar o conhecimento sobre políticas públicas existentes no município. O tipo de intervenção conduzida nesse projeto contribui para favorecer a inserção dos jovens através do acesso ao conhecimento sobre o Estatuto da juventude e as políticas públicas existentes na cidade de Viçosa, favorecendo a participação em atividades na comunidade e em outros contextos da cidade. Além da provocação no sentido de que possam descobrir seus talentos e habilidades, cuidar mais da saúde e se integrarem em atividades de lazer, cultura e esportes. Observa-se também um incremento na autoestima desses jovens, contribuindo para a formação de uma identidade individual e coletiva, com maior conscientização sobre seus direitos e deveres.
Palavras-chave Juventude, Estatuto, Projeto de Vida
Forma de apresentação..... Painel
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