ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Física |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | LUIS HENRIQUE DE SOUSA FAUSTINO |
Orientador | DANIEL RODRIGUES VENTURA |
Título | Estudo dos movimentos utilizando vídeo-análise com Tracker |
Resumo | O ensino da física utilizando apenas o modo convencional, ou seja, pouco interativa, está ficando ultrapassado pois atualmente existem formas mais eficazes de realizar este processo pedagógico, aproximando o aluno do conteúdo abordado, fazendo-o perceber que a matéria dada na escola pode ser aplicada no seu dia-a-dia, percebendo, portanto, o ensino sobre uma nova perspectiva. Com o objetivo de incrementar e transformar a abordagem escolar foi proposto por nós uma forma de envolver a tecnologia computacional na escola, o que é uma proposta didática inovadora já presente em importantes universidades. O material usado foi o software Tracker com o apoio de toda infra-estrutura oferecida pelo CAp-Coluni/UFV. Instalamos o programa nos computadores do laboratório de informática (113LIC) do colégio, pronto para o uso. O software Tracker possui diversas utilidades, e a mais utilizada por nós foi o estudo dos movimentos através do esboço de funções. A plataforma permite que qualquer vídeo seja analisado (na perspectiva da mecânica) pelo usuário se fornecermos uma escala padrão de comprimento (uma marcação previamente medida ou o próprio comprimento do corpo em questão). Basta somente estabelecer um ponto padrão no corpo, demarcar a trajetória deste mesmo ponto frame a frame na plataforma, e assim encontrar todas informações sobre o estado cinemático do corpo. Concluindo, com software livre e discussão orientada elaboramos atividades potencialmente significativas. O projeto trouxe aos alunos a perspectiva de união entre a tecnologia e o aprendizado. Os alunos ficaram mais motivados, interessados e envolvidos durante as aulas pois eles se tornaram agentes ativos na construção do própio conhecimento. Eventualmente, notou-se uma diminuição no número de reprovações em relação à anos anteriores tanto na disciplina de matemática quanto na de física, além de um percentual aumento da nota após o início do projeto. Instigados, alguns alunos gravaram os próprios vídeos e fizeram as próprias análises com o auxílio do programa. Este trabalho propôs um modelo de aula que associa a parte teórica com a parte prática de forma a mostrar que a realidade e a teoria não estão divorciadas uma da outra como é muitas vezes pensado. Além disso, analisamos como foi a eficiência desse modelo no aprendizado de física dos estudantes. Observamos que podemos tirar uma imensa vantagem de outros instrumentos pedagógicos para despertar a curiosidade e interesse nos alunos. O laboratório de informática foi nesse sentido um grande aliado do ensino e inovando o processo pedagógico através do uso de tecnologias. A "realidade" virtual é um dos meios mais promissores para se aprender ciências. “Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.” - Benjamin Franklin |
Palavras-chave | MECÂNICA, TRACKER, VÍDEO-ANÁLISE |
Forma de apresentação..... | Oral |