Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 7946

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciência Política
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruna Aparecida Cândido
Orientador DIOGO TOURINO DE SOUSA
Título A instituição escolar no espaço democrático.
Resumo A partir da ampliação do acesso à educação pública pelas camadas populares e a dispersão da instituição escolar pelo território da cidade que a escola se torna central ao arranjo das relações sociais pensando o espaço público, por esta ter se tornado a instituição pública de maior proximidade com as comunidades. Diante isso, e em decorrência da individualização promovida pela modernidade e por consequente fragmentação dos laços de convívio, a instituição escolar recebeu centralidade como espaço para fomentar a sociabilidade por cauda da diminuição do convívio entre os grupos sociais, sendo assim, posto em debate a sociabilidade entre os jovens e a ligação deles com a sociedade pensando no processo democrático devido que estamos em uma sociedade de complexos interesses e o espaço de convívio prover o debate do que seria a vida boa. Por isso, a escola tem se configurado um espaço privilegiado que pode possibilitar a construção de valores para um arranjo mais democrático, sendo objetivo do estudo questionar essa centralidade da instituição abordando o cotidiano escolar e a cultura juvenil da modernidade. A pesquisa desenvolvida é tratada por um apanhado de dados levantados a partir de um survey sobre cultura política entre os jovens do ensino médio de quatro escolas públicas no município de Viçosa-MG, questões levantadas por entrevistas qualitativas com uma amostragem intencional construída a partir das categorias “engajamento” e “não-engajamento” com a escola, bem como da realização de grupos focais com estudantes abordando temas cotidianos da democracia, da vida escolar e suas atividades como sujeitos sociais. Com indicações de que as experiências cotidianas no espaço escolar pode contribuir para o fortalecimento da comunidade e para o incremento de arranjos mais democráticos de participação e sociabilidade, propiciando o surgimento de ação coletiva, isso através da criação de laços de solidariedade construídos do encontro com o outro e pelo entendimento do local influenciar nos retratos sociológicos destes jovens.
Palavras-chave Escola pública, Democracia, Espaço de convívio
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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