Resumo |
Objetivou-se com o Projeto Núcleo Visita aproximar a Universidade Federal de Viçosa (UFV) aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, principalmente da rede pública de Viçosa e região, por meio de visitas nas escolas onde são expostas diversas oportunidades oferecidas pela UFV, que estão disponíveis à comunidade viçosense e aos alunos da graduação e pós-graduação da universidade. Esta aproximação acontece por meio de apresentações realizadas diretamente nas escolas e são divididas em dois momentos: no primeiro momento apresentamos os cursos, os projetos de ensino, pesquisa e extensão, os serviços de assistência estudantil, aulas de idiomas, os museus que podem ser visitados na UFV, etc. O segundo momento consiste em um diálogo informal com um estudante ou alguma pessoa que já se formou na UFV, convidada pela equipe do Núcleo Visita, para que os alunos das escolas possam entender como é a vivência de um universitário, além de esclarecerem possíveis dúvidas. Este momento se faz importante também para compreendermos os interesses dos alunos, identificar se existem motivações para realizar um curso de nível superior na UFV, além de obtermos um retorno sobre a apresentação e as informação exibidas. No ano de 2017, foram realizadas cinco visitas nas respectivas escolas de Viçosa: Escola Estadual Santa Rita de Cássia (17/05/2017); Escola Estadual José Lourenço de Freitas (18/05/2017); Escola Estadual CESEC Dr. Altamiro Saraiva (30/05/2017), Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (31/05/2017) e (07/06/2017), foram atingidos em média 180 alunos do terceiro ano da rede pública de Viçosa. O Núcleo Visita tem alcançado seu propósito de compartilhar com os estudantes do ensino médio as oportunidades que são oferecidas pela UFV, que são desconhecidas por muitos, além de instigar o interesse por realizarem um curso de nível superior. Conseguimos compreender qual a relação e concepções os estudantes possuem consigo sobre a universidade por intermédio dos debates e discussões realizadas a partir das apresentações. Através de questionários qualitativos aplicados aos alunos ao final da apresentação, 58% avaliaram as oportunidades apresentadas como “muito relevantes” e 34% como “relevantes”, destacando como mais interessantes as que envolvem mobilidades acadêmicas, aulas de idiomas e as bolsas de estudo. A partir da análise destes questionários, percebemos também que a UFV é, em grande parte, utilizada como espaço de lazer por eles e quando procurada para estudos, é devido ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado em escolas públicas estaduais, que faz com que os alunos conheçam um pouco o ambiente universitário, porém de forma restrita, visto que o PIBID está ligado a licenciaturas específicas, portanto os estudantes conhecem determinados departamentos, mas não tem acesso às informações sobre outras oportunidades que a UFV pode proporcionar. |